Imagens registradas por Julián Hadden, minutos antes do tsunami de 2004 - Reprodução/Vídeo/YouTube/Julian Hadden
Tsunami

20 anos depois, homem encontra vídeo das primeiras ondas de tsunami na Tailândia

A gravação compartilhada vinte anos depois da tragédia que matou milhares na Tailândia mostra um dos locais atingidos minutos antes da catástrofe

Redação Publicado em 16/02/2024, às 17h51 - Atualizado em 17/02/2024, às 14h22

Em dezembro de 2004, um tsunami atingiu a costa da Tailândia, causando milhares de mortes e desaparecimentos. Agora, pouco menos de vinte anos depois, Julián Hadden viralizou no YouTube com a gravação de uma praia tailandesa, minutos antes da catástrofe natural. 

O vídeo de 1 minuto e 28 segundos mostra Julián caminhando pela praia de Koh Ngai, sem saber que apenas uma hora depois, o local seria devastado. Na gravação, o fenômeno da natureza já dava indícios, como mostram as ondas cada vez mais agressivas e perigosas, que chegaram a ultrapassar o limite da costa e obrigaram os banhistas a recolherem seus pertences. 

Naquela manhã, um terremoto de magnitude 9,1 havia ocorrido sob o oceano, com suas consequências sendo sentidas horas depois por Julián e seus amigos, que estavam no local para conhecer um dos pontos turísticos mais famosos do continente asiático. Durante 10 minutos, o mar tomou conta da região com uma força similar a de uma bomba atômica.

Tragédia

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, Bangladesh, Cingapura, Índia, Malásia, Maldivas, Sri Lanka e Tailândia foram os locais que mais sentiram o tsunami, que tirou a vida de 227.899 turistas e moradores locais e deixou 1,7 milhão de pessoas desabrigadas ou hospitalizadas.  

Confira o vídeo que ficou entre os mais vistos do YouTube, com mais de 11 milhões de reproduções:

Catástrofe tragédia tsunami Tailândia gravação vídeo Youtube fenômeno

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro