Representante da Coreia do Sul na próximo edição do Oscar, "12.12: O Dia" retrata golpe militar ocorrido na Coreia do Sul em 1979
Redação Publicado em 23/12/2024, às 14h00
O cinema nacional se prepara para a estreia de um longa que traz à luz um episódio pouco abordado da história da Coreia do Sul. O filme intitulado "12.12: O Dia" será lançado no Brasil em 9 de janeiro de 2025.
O longa-metragem, que representa a Coreia na próxima edição do Oscar, destaca o golpe militar ocorrido em 1979, um evento que permanece relevante tanto historicamente quanto em relação à atualidade política sul-coreana.
A direção é de Kim Sung-soo, conhecido por obras como “Asura: The City of Madness” (2016) e “The Flu” (2013).
A narrativa se concentra na fatídica noite de 12 de dezembro de 1979, quando o assassinato do presidente Park desencadeou uma série de eventos que culminaram na imposição da Lei Marcial e no golpe militar.
O comandante Chun Doo-gwang, interpretado por Hwang Jung-min, é retratado como um ambicioso oficial que lidera um grupo em busca do poder, enquanto o comandante Lee Tae-shin, vivido por Jung Woo-sung, tenta impedir que as forças armadas sejam utilizadas para fins políticos.
O elenco conta ainda com Lee Sung-min, Park Hae-joon e Kim Sung-kyun. Destaca-se também a presença de Jung Hae-in, famoso pela série “Love Next Door” da Netflix.
Cidadão americano é condenado a 15 anos de prisão por espionagem na Rússia
Em Cuba, manifestantes pedem fim das sanções dos EUA contra o país
Sonda solar Parker da NASA: A missão mais próxima do Sol
Após 20 anos preso nos EUA, antigo parceiro de Pablo Escobar volta à Colômbia
EUA e Japão acusam Coreia do Norte de roubar US$ 300 milhões em criptomoedas
Caça americano é abatido em acidente com 'fogo amigo' no Mar Vermelho