Imagem ilustrativa - Getty Images
Europa

1 milhão de crianças teriam fugido da Ucrânia, diz Unicef

Afirmação foi feita por James Elder, porta-voz do braço das Nações Unidas

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/03/2022, às 17h31

James Elder, o porta-voz da Unicef, afirmou, nesta terça-feira, 8, que ao menos um milhão de crianças fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, que ocorreu no dia 24 de fevereiro. As informações são da Ansa. 

Ao falar sobre o dado, o porta-voz do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância  expressou preocupação, dizendo: “Esta é uma situação sem precedentes, nunca havíamos enfrentado uma crise de refugiados dessa velocidade e alcance. Uma primeira vez sombria na história.”

O dado foi confirmado por Elder pouco tempo depois da divulgação da estimativa dentro do portal da agência da Organização das Nações Unidas para refugiados, ou Acnur, que mostrou que a guerra na Ucrânia já superou a marca de dois milhões de refugiados.   

A ONU já disse, segundo a Ansa, que a crise de refugiados que está sendo gerada pela invasão da Ucrânia resulta no crescimento mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. O número de deslocados do país, que conta com 44 milhões de habitantes, deve aumentar rapidamente. 

A Unicef fez um apelo para a comunidade internacional recentemente, ainda de acordo com a Ansa, pedindo ajuda aos ucranianos. As Nações Unidas estimam que seja necessário cerca de 400 milhões de euros para suprir as necessidades da população ucraniana. 

Europa guerra Rússia Crianças Ucrânia Invasão refugiados ONU dados Unicef estimativa Acnur

Leia também

Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço