Imagem capta os momentos finais do alemão
Redação AH Publicado em 12/12/2018, às 12h00
No dia 1º de dezembro de 1945, o general alemão Anton Dostler foi condenado à morte em um pelotão de fuzilamento por uma Comissão Militar dos Estados Unidos baseada em Roma, na Itália. No primeiro julgamento feito pelos aliados no pós-guerra, Dostler foi considerado culpado por ter ordenado a morte de uma tropa de 15 soldados norte-americanos no ano anterior.
Os soldados, incluindo dois oficiais, foram presos pelos nazistas em La Spezia, na Itália, em março de 1944. Capturados ao tentar demolir um túnel, foram levados à sede de um pelotão comandado por Dostler. Dias depois, o grupo de militares dos EUA foi executado sem direito a julgamento ou outro tipo de defesa.
No julgamento, Dostler alegou que cumpria ordens do comando do Terceiro Reich. A justificativa não foi aceita e ele foi morto por violar os tratados e convenções internacionais de guerra relativos ao tratamento que deve ser dado aos prisioneiros de guerra. A foto acima, feita por fotógrafo desconhecido, mostra o general alemão momentos antes de ser morto.
Artista imagina como seriam importantes figuras históricas nos dias atuais. Confira as imagens!
Com Paul Mescal e Pedro Pascal: primeiras imagens de 'Gladiador 2' são divulgadas
Relembre o período em que a suástica nazista esteve 'na moda' entre os punks
O que são os retratos de Fayum, relacionados a descoberta no Egito
Imagens: A impressionante múmia milenar encontrada amarrada no Peru
Fascinado por fotografia: O rico acervo fotográfico de Dom Pedro II