Oca (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez), 1954 - Divulgação/ German Lorca
Brasil

Presente para São Paulo

A Oca e o futuro da cidade que mais crescia no mundo

Redação AH Publicado em 27/11/2018, às 13h00

O Parque do Ibirapuera foi um dos grandes presentes para São Paulo durante as comemorações do IV Centenário, em 1954. Em uma cidade que comemorava os seus 400 anos em meio a profundas transformações, deixando definitivamente para trás o passado colonial e assumindo ares de grande metrópole moderna, os moradores tinham orgulho de viver na “cidade que mais cresce no mundo”, como diziam os anúncios nos bondes.

Nesse contexto, é emblemática a cena da bisavó nonagenária conduzindo com firmeza o bisneto em direção ao novíssimo prédio da Oca, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer no Ibirapuera. A foto, feita pelo fotógrafo German Lorca em 1954, resume em uma imagem-ícone aquela transformação da cidade que caminhava em direção ao seu futuro.

Ao lado de nomes como Militão Augusto de Azevedo, Guilherme Gaensly e Aurélio Beccherini, Lorca faz parte do seleto time de fotógrafos que melhor retratou as transformações na capital paulista a partir do século 19.

Brasil Idade Contemporânea São Paulo História História do Brasil presente Oca Ibirapuera Pavilhão Lucas Nogueira Garcez 1954 German Lorca Oscar Niemeyer

Leia também

Artista imagina como seriam importantes figuras históricas nos dias atuais. Confira as imagens!


Com Paul Mescal e Pedro Pascal: primeiras imagens de 'Gladiador 2' são divulgadas


Relembre o período em que a suástica nazista esteve 'na moda' entre os punks


O que são os retratos de Fayum, relacionados a descoberta no Egito


Imagens: A impressionante múmia milenar encontrada amarrada no Peru


Fascinado por fotografia: O rico acervo fotográfico de Dom Pedro II