El Castillo, em Chichén Itzá - Wikimedia Commons / Raymond Ostertag
Pirâmides

Veja 5 pirâmides fascinantes que não estão no Egito

Embora o Egito seja famoso por suas pirâmides, outras regiões do mundo também possuem estruturas impressionantes, com histórias ricas e repletas de mistérios

Giovanna Gomes Publicado em 22/09/2024, às 09h00

Embora o Egito seja mundialmente famoso por suas pirâmides, outras partes do mundo também abrigam essas estruturas magníficas, que carregam histórias e mistérios igualmente intrigantes.

A seguir, confira cinco pirâmides fascinantes espalhadas pelo planeta, mas que passam muitas vezes despercebidas.

1. Pirâmides Núbias

Embora menores do que as icônicas Pirâmides de Gizé, as Pirâmides Núbias, no Sudão, não deixam de ser impressionantes. Com cerca de 200 estruturas no total, as pirâmides núbias têm um formato mais íngreme, além de estarem localizadas em uma região praticamente desértica.

As pirâmides núbias em Meroé / Crédito: Wikimedia Commons / B N Chagny

 

Como destaca o portal Times of India, essas construções serviram como túmulos para os reis e rainhas núbios, que governaram a região de 300 a.C. a 300 d.C. Curiosamente, muitas dessas pirâmides têm seus topos destruídos, consequência das escavações do explorador italiano Giuseppe Ferlini, que, nos anos 1880, procurava tesouros antigos.


2. Pirâmides chinesas

Pouco conhecidas fora da China, essas pirâmides abrigam os túmulos de antigos imperadores chineses e podem ser encontradas por todo o país, principalmente nas regiões de Xi'an e Luoyang. Diferentes das pirâmides egípcias, elas são essencialmente montes de terra.

Monte que cobre o túmulo do imperador Jing de Han, próximo a Xi'an, na China / Crédito: Wikimedia Commons

 

Cobertas por árvores e vegetação, muitas vezes passam despercebidas como meras colinas. Esses túmulos monumentais revelam o engenhoso trabalho dos antigos chineses e são um elo fascinante com a história imperial do país.


3. Grande Pirâmide de Cholula

Considerada uma das maiores pirâmides do mundo, a Grande Pirâmide de Cholula, no México, cobre uma área de 45 acres e atinge 53 metros de altura. Hoje, uma igreja se encontra no topo dessa estrutura monumental, resultado da ocupação espanhola no século 16.

A Grande Pirâmide de Cholula, no México / Crédito: Wikimedia Commons / Diego Delso

 

Quando os conquistadores chegaram à região em 1509, a pirâmide estava coberta por vegetação e parecia apenas uma colina, tornando-se o lugar perfeito para a construção de uma capela.


4. Pirâmides de Tikal

Escondidas na densa floresta tropical da Guatemala, as Pirâmides de Tikal são o testemunho do grandioso império maia.

Tikal I e II / Crédito: Wikimedia Commons / Raymond Ostertag / KimonBerlin

 

Essas estruturas foram construídas entre 300 e 900 d.C. para honrar os deuses maias e, por cerca de 800 anos, estiveram esquecidas, sendo gradualmente engolidas pela selva.


5. El Castillo

Parte do complexo de Chichén Itzá, El Castillo é uma pirâmide com uma curiosa ligação astronômica. Com 30 metros de altura, cada lado da estrutura conta com 91 degraus. Quando somados ao degrau no topo, totalizam 365 degraus, simbolizando os dias do ano.

Durante os equinócios de primavera e outono, um fenômeno intrigante ocorre: a luz do sol cria uma série de triângulos de sombra na escadaria norte, formando a ilusão de uma serpente se movendo.

Egito História Pirâmides Chichén Itzá Tikal pirâmides núbias pirâmides chinesas

Leia também

Por que o rosto de Guy Fawkes é estampado em máscaras durante protestos?


Conheça Cixi, a imperatriz que governou a China do século 19


Titanic: Conheça o túmulo que ficou 'famoso' após o lançamento do filme


O guerreiro africano que foi empalhado e apresentado como atração em museus


Veja a história de Péritas, o lendário cachorro de Alexandre, o Grande


Vestido ícone: A história por trás do momento memorável de Marilyn Monroe