Imagem ilustrativa de gato - Foto de Uschi Dugulin via Pixabay
Gatos

O império que usou gatos como armas

Durante o século 6 a.c, os gatos foram arremessados de catapultas em guerra

Redação Publicado em 12/12/2022, às 20h02

Para vencer o exército egípcio e avançar em seu território, os persas utilizaram-se de uma arma bem improvável, que era até mesmo considerada sagrada pelos egípcios. Na realidade, a escolha não pode nem mesmo ser chamada de arma, já que se tratava de um animal: o gato.

Durante o Império Aquêmeneda, que foi de 550 a.C a 331 a.C, os persas dominavam praticamente todo o oriente médio. Para expandir sua influência, eles queriam também avançar sobre a África e para isso escolheram tentar dominar o Egito, que se encontrava  bastante enfraquecido aquela época.

Animais respeitados

O professor de história Vitor Soares, explicou em seu canal no TikTok, que para vencê-los, Cambises II, rei persa, decidiu arremessar gatos sobre o exército inimigo através de catapultas.

Acumulando mais de 25 mil seguidores em suas redes sociais, Vitor apresenta o podcast Desventuras na História, promovido pelo portal Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio.

De acordo com o professor, atitude deixou os egípcios até mesmo sem reação, já que o gato é um animal respeitado e às vezes até mesmo venerado por eles. No final das contas, a estratégia funcionou, já que a guerra foi mesmo vencida pelos persas, em menos de um mês.

Confira o vídeo!

exército Egípcios Gatos Persas Império Aquêmeneda

Leia também

Por que o rosto de Guy Fawkes é estampado em máscaras durante protestos?


Conheça Cixi, a imperatriz que governou a China do século 19


Titanic: Conheça o túmulo que ficou 'famoso' após o lançamento do filme


O guerreiro africano que foi empalhado e apresentado como atração em museus


Veja a história de Péritas, o lendário cachorro de Alexandre, o Grande


Vestido ícone: A história por trás do momento memorável de Marilyn Monroe