Cenas de 'Duro de Matar' (1988), 'O Iluminado' (1980) e 'Lincoln' (2012) - Reprodução/20th Century Fox / Reprodução/Warner Bros.
Filmes

Veja 5 filmes que tiveram cenas alteradas em outros países

Produtoras podem decidir por alterar cenas de filmes para evitar problemas ou melhorar a experiência do público de outros países; confira exemplos!

Éric Moreira Publicado em 06/10/2024, às 12h00

Às vezes, alguns filmes fazem tanto sucesso que, inevitavelmente, acabam sendo conhecidosao redor do mundo. E, devido a tamanha popularidade, alguns cuidados também devem ser tomados, afinal, com cada nação possuindo sua história e referências próprias, algumas cenas podem acabar sendo incompreensíveis com clareza ou até mesmo ofensivas.

Por isso, não é incomum que algumas produtoras decidam alterar ou remover algumas cenas, pelas mais variadas razões. Confira a seguir 5 filmes que tiveram cenas alteradas em outros países:

+ Série sobre Jeffrey Dahmer da Netflix teve cenas alteradas após seu lançamento

1. Zootopia

Âncoras de 'Zootopia' na versão dos EUA e do Brasil / Crédito: Reprodução/Walt Disney Studios Motion Pictures

 

Lançada em 2016, a animação 'Zootopia', da Disney, chegou às graças do público infantil de todo o mundo, nos introduzindo a um mundo parecido com o nosso, mas habitado por animais de diferentes espécies que falam, trabalham e coabitam as cidades entre si. Porém, um detalhe é que nem todos os animais podem ser encontrados em um mesmo país.

Por isso, para alcançar públicos diferentes de maneira mais próxima, um mero detalhe é alterado no filme dependendo do país que se assiste. Em uma cena em que mostram dois âncoras de noticiário na TV, originalmente um dos animais é um alce; mas na China, por exemplo, ele é substituído por um panda; ou um coala na Austrália; e até aqui no Brasil é diferente, com uma onça-pintada.


2. Lincoln

Cena de 'Lincoln' (2012) / Crédito: Reprodução/20th Century Fox

 

'Lincoln', lançado em 2012 e dirigido por Steven Spielberg nós podemos acompanhar o presidente americano Abraham Lincoln em um dos momentos mais complicados da história dos Estados Unidos, tentando passar uma emenda para acabar com a escravidão no país.

Porém, algo óbvio, especialmente para nós brasileiros, é que o filme exige que, pelo menos um pouco, o público conheça a história dos EUA. Por isso, para tentar tornar 'Lincoln' mais acessível ao público estrangeiro, uma cena de abertura que explica fatos rápidos sobre os EUA da época de Abraham Lincoln foi adicionada à abertura do longa.


3. Capitão América 2: O Soldado Invernal

Lista de Steve Rogers em 'Capitão América 2: O Soldado Invernal' / Crédito: Reprodução/Walt Disney Studios Motion Pictures

 

Dirigido pelos irmãos Joe e Anthony Russo, 'Capitão América 2: O Soldado Invernal', de 2014, deu continuidade à história heroica de Steve Rogers (Chris Evans) na Marvel, antes de se unir aos demais Vingadores.

Após 70 anos congelado, o filme exibe uma lista com várias referências que ele perdeu nessas 7 décadas, e o que aparece escrito muda conforme o país em que se assiste ao longa-metragem.

Conforme repercute o Buzzfeed, originalmente podem ser lidas uma série de referências americanas, como Steve Jobs ou a banda Nirvana. Porém, na Rússia, o filme também apresenta nesta lista o nome do cosmonauta Yuri Gagarin. Já o jogo 'Dance Dance Revolution' também é citado, no lançamento na Coreia do Sul, devido à popularidade que conquistou no país asiático.


4. O Iluminado

Jack Torrance (Jack Nicholson) em 'O Iluminado' (1980) / Crédito: Reprodução/Warner Bros.

 

Uma das obras de terror mais prestigiadas do cinema, 'O Iluminado' foi lançado em 1980 e, dirigido por Stanley Kubrick. O filme companha uma família que passa um inverno isolada em um hotel que, com o tempo, mostra esconder perigos sobrenaturais para todos os presentes. Jack Torrance, o pai da família, aceita a proposta de trabalho para tentar recuperar seu bloqueio criativo como escritor.

+ O e-mail 'sarcástico' que fez James Cameron alterar cena de Titanic;

Em uma cena, já depois de Jack apresentar os primeiros indícios de desequilíbrio mental, é possível ver uma pilha de páginas com os dizeres "só trabalho e nenhuma diversão fazem de Jack um garoto chato". E, todas essas páginas tiveram que ser digitadas em outros quatro idiomas — francês, alemão, italiano e espanhol —, além do inglês, para atender a um público mais abrangente.


5. Duro de Matar

Hans Gruber (Alan Rickman) em 'Duro de Matar' (1988) / Crédito: Reprodução/20th Century Fox

 

Em 1988, chegou aos cinemas americanos o primeiro filme do que se tornaria uma das franquias de ação mais famosas de Hollywood: 'Duro de Matar', protagonizado por Jahn McClane (interpretado por Bruce Willis).

Um fato sobre a época do lançamento, é que a Alemanha era aterrorizada por grupos como a organização guerrilheira de extrema-esquerda Fração do Exército Vermelho; e por isso, assistir a um filme cujos vilões são terroristas alemães poderia não ser muito interessante por lá.

+ Brigitte Mohnhaupt, a fatídica saga da militante comunista da Fração do Exército Vermelho

Por isso, na versão alemã do longa, os vilões tornaram-se ex-membros do Exército Republicano Irlandês, e tiveram seus nomes adaptados. Por lá, o personagem de Alan Rickman, Hans Gruber, teve seu nome alterado para Jack Gruber.

Mundo curiosidades Cinema filmes países entretenimento matérias cenas alterações

Leia também

Gladiador: O detalhe que quase fez Russell Crowe desistir do filme


Como Eu Era Antes De Você: Filme é baseado em história real?


Uno: A regra famosa entre os brasileiros desmentida pelo jogo


6 novos documentários da Netflix para quem gostou de 'Irmãos Menendez'


Gladiador 2: Veja as figuras históricas reais que inspiraram o filme


O Aprendiz: Veja os pontos polêmicos no filme que irritou Trump