A bizarra tentativa chegou a ser exibida em rede nacional com a suposta gestação de quadrigêmeos
Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/07/2021, às 14h39
Em janeiro de 2012, um caso que ganhou vida no interior de São Paulo seria capaz de propagar o nome de um município para todo o Brasil; o episódio que ficou conhecido como a "grávida de Taubaté", protagonizado pela pedagoga Maria Verônica Aparecida, emocionava o país ao ser mostrado em rede nacional pelo programa Hoje em Dia, da RecordTV.
Na ocasião, ela revelava para equipes de jornalismos de diversas emissoras que estava grávida de quadrigêmeas, sendo elas Maria Klara, Maria Eduarda, Maria Fernanda e Maria Vitória. O fenômeno era comemorado por jornais locais, que deram brinquedos, móveis e até fraldas e enxoval com o auxílio de patrocinadores.
Contudo, a audiência se surpreendeu com os dias seguintes da cobertura do caso; a gravidez da pedagoga era falsa, desde o exame de ultrassom apresentado a produção — copiado da internet por um blog de outra mãe — até a barriga, curiosamente grande.
A mentira, no entanto, só se tornou pública através de uma ligação de fatos feita por uma das pessoas que compunham o elenco do Hoje em Dia, a apresentadora Chris Flores.
Chris, que é jornalista, notou alguns pontos não explicados pela reportagem exibida no programa que conduzia; a ausência de apresentação da barriga sem o longo vestido, o tamanho surpreendente e a falta de dificuldade de locomoção fizeram com que a desconfiança aumentasse.
Mesmo exibindo o caso e anunciando os prêmios doados, ela chamou a grávida para conversar em particular junto ao marido, antes de entrar no ar, como relatou em entrevista ao The Noite com Danilo Gentili.
Na ocasião, notou a ausência também de outras características comuns na gravidez, como os pés e nariz inchado, indagando a convidada.
“Levaram ela no meu camarim, falaram para eu conversar com ela. Eu conversei e joguei a real com ela: 'Eu acho que você não está grávida, eu preciso ver a sua barriga para saber que você está grávida'. Ela começou a chorar. Estava com filho do lado, começou a gritar, a me humilhar”.
Ao pedir para mostrar ao menos uma parte da barriga, Chris alega que Maria Verônica argumentou que estava insegura pois a barriga estaria “horrorosa” com queimaduras e muitas estrias.
A apresentadora cogitou procurar um alfinete para tentar furar algum enchimento, mas planejou uma estratégia para desmascará-la sem encostar na barriga.
Assim que o programa chegou ao fim, ela orientou um repórter a acompanhá-la até Taubaté, mas com uma ordem: "Eu falei 'vai pra Taubaté e descubra, porque essa mulher não está grávida e eu quero desmascarar ela'. Dito e feito. No mesmo dia, ele foi no médico e descobriu que aquela ultrassonografia não era dela, ela tinha roubado da internet".
Foi suficiente para que a emissora iniciasse uma grande reportagem, que na semana seguinte, seria exibida no Domingo Espetacular. O ginecologista Wilson Vieira de Souza, que consultou a suposta grávida dois meses antes da reportagem, confirmou que nunca fez atendimento pré-natal com a paciente, sem sinais de gravidez no ultrassom de agosto daquele ano.
A descoberta fez com que a suposta grávida passasse a se dirigir a imprensa somente pelo advogado, que confirmou a ocasião. Ao ser processada pelo Ministério Público, teve de devolver todos os presentes que ganhou de patrocinadores do programa de TV, como informou o Estadão.
Por fim, Maria Verônica ainda recusou uma tentativa de reencontro com a apresentadora em 2021, com o marido agredindo um cinegrafista da equipe de reportagem promovida pelo “Vem Pra Cá”, do SBT, como reportamos anteriormente.
Ainda Estou Aqui: Conheça o livro que inspirou o filme de sucesso
5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome
O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William
Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?
De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos
Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais