Berço da bomba atômica, uma das mais devastadoras criações da História, a cidade secreta Los Alamos é retratada em Oppenheimer
Thiago Lincolins Publicado em 10/04/2024, às 11h30 - Atualizado em 24/04/2024, às 18h50
Já disponível no streaming através do Prime Video, o filme Oppenheimer permite um verdadeiro passeio pela trajetória do físico responsável pela criação da bomba atômica.
Além de retratar como ocorreu o projeto que originou a arma de destruição em massa, o longa-metragem de Christopher Nolan também possibilita uma visão na vida pública e íntima do físico que entrou para a História como 'pai da bomba atômica'.
Um dos fatos mais intrigantes para quem assiste ao filme é Los Alamos. Erguida em 1943, se tratava de uma 'cidade secreta' localizada nas montanhas do norte do Novo México.
Preservar o verdadeiro objetivo do local não era uma mera preocupação. Isso porque foi lá que Oppenheimer e cientistas desenvolveram o Projeto Manhattan, responsável pela criação das primeiras armas nucleares.
Com 54 edifícios, Los Alamos tinha casas, alojamentos, laboratórios, escritórios e escola. Isolado, o local era perfeito para o nível de confidencialidade do projeto, enquanto a proximidade com Santa Fé possibilitava transporte e recursos cruciais.
Com a magnitude do projeto, Los Alamos foi de laboratório militar para uma população de 3.500 em 1943 e 10.000 em 1946, segundo o New York Post. Isso porque os profissionais envolvidos precisariam de um lugar para viver com familiares.
No local, Oppenheimer tinha uma residência, na qual vivia com a esposa Kitty e os filhos, Toni e Peter. Também existia um grande auditório que servia de refeitório e até mesmo sala de reuniões.
Para o filme, Christopher Nolan e Ruth De Jong, designer de produção, visitaram a verdadeira cidade. Embora tivessem realizado gravações no interior de locações da verdadeira Los Alamos, eles construíram uma versão fictícia próximo de Ghost Ranch, destaca a Vulture.
Hoje o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, entretanto, os mais curiosos podem visitar algumas das dependências da cidade que uma vez foi secreta, explica o House Beautiful.
É possível conhecer a casa na qual o físico viveu com os familiares e até mesmo embarcar numa excursão até o local no qual foi testada a primeira bomba atômica.
Do Krampus ao caganer: Confira 5 tradições natalinas ao redor do mundo
Krampus: Uma figura maligna no Natal da Áustria
Quando desmontar a árvore de Natal? Conheça a tradição
'Noite Feliz, Noite de Paz': A trégua de natal durante a Primeira Guerra
Confira 6 filmes que não parecem, mas se passam no Natal
De faraó a imperador: Veja 5 sepultamentos que entraram para a História