Saiba mais sobre o filme sul-coreano que se tornou um fenômeno em 2020
Redação Publicado em 05/07/2021, às 23h24 - Atualizado às 23h37
Um dos maiores destaques entre os filmes lançados em 2019 e vencedor de quatro estatuetas do Oscar 2020, 'Parasita' instiga os espectadores pelo enigma e principalmente pela crítica social que apresenta.
Na trama sul-coreana de Bong Joon-ho, uma família que vive na pobreza encontra uma oportunidade de conseguir emprego na base da mentira, contudo, acaba se deparando com inúmeros obstáculos enquanto executa o plano, que parecia ser infalível.
Pensando na exibição do longa na TV Globo nesta segunda-feira, 5, o site Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre o filme.
Confira abaixo!
Como informa a revista Rolling Stone Brasil, a trama do filme não teria o formato que instigou amantes da sétima arte ao redor do mundo. Acontece que em 2013, ano em que a ideia surgiu, a história se passaria no teatro, através de uma peça.
A ideia é que o palco fosse divido e apresentasse as residências que compõe a trama do filme.
Diante da trama tão bem pensada, muitos se perguntam: de onde vem a inspiração para o roteiro? Bom, Bong Joon-ho disse que a ideia para a narrativa instigante veio de sua própria vida pessoal.
Ele, que não veio de uma família abastada, explicou que enquanto estava na faculdade lecionava aulas para o filho de um casal que tinha dinheiro. De tanto dar aula até sentiu como se ‘espiasse’ os familiares.
Outro detalhe que veio da vida real do diretor é a sauna particular representada no longa. O episódio em si se deu na mesma residência em que deu aulas.
No filme, o ator Song Kang-ho interpreta o pai da família humilde e acaba trabalhando na residência da família rica. De tão importante, o papel nasceu para o artista.
O diretor explicou que somente ele poderia viver o personagem. Conforme a Rolling Stone Brasil, Bong Joon-ho declarou que sem ele o filme teria ido por água abaixo. ‘Não havia outra alternativa. Só ele poderia fazer o papel’, explicou o diretor.
Um dos momentos mais curiosos do filme se dá quando os personagens Kim Ki-jung e Kim Ki-woo estão prestes a entrar na casa da família rica e dar início a mais uma etapa do plano.
Neste momento, os irmãos movem os dedinhos enquanto cantam. O que muitos não sabem é que se trata de uma referência local real. A música é muito usada pelos pequenos, por exemplo, na hora de memorizar detalhes - assim como fazem no longa.
Outra curiosidade divulgada por Bong Joon-ho se refere ao título do longa. Durante uma conversa com Hollywood Reporter, o diretor que inicialmente a ideia é que o filme fosse chamado de ‘Decalque’.
Mas o que motivou essa opção?
"Quando você olha para o resultado de um decalque, os dois lados parecem idênticos à primeira vista. Mas, se olhar com atenção, verá que existem diferenças. Isso meio que explica algo sobre as duas famílias do filme”, afirmou ele.
Do Krampus ao caganer: Confira 5 tradições natalinas ao redor do mundo
Krampus: Uma figura maligna no Natal da Áustria
Quando desmontar a árvore de Natal? Conheça a tradição
'Noite Feliz, Noite de Paz': A trégua de natal durante a Primeira Guerra
Confira 6 filmes que não parecem, mas se passam no Natal
De faraó a imperador: Veja 5 sepultamentos que entraram para a História