Winston Churchill e seu cachorro - Getty Images
Personagem

Winston Churchill: 13 vezes em que o primeiro-ministro do Reino Unido passou dos limites

O lado irônico do inglês — eternizado por sua atuação na Segunda Guerra

André Nogueira Publicado em 17/11/2019, às 07h00

Como diria Winston Churchill, "uma piada é uma coisa muito séria".

1. Conversa com Henry Truman

Em uma conversa com Churchill, o presidente dos EUA, Henry S. Truman, falava sobre o substituto do primeiro-ministro, o parlamentar Clement Attlee. Na ocasião, Truman disse que Attlee parecia “ser um tipo modesto de sujeito”.

Churchill respondeu então “Ele tem muito a ser modesto sobre”.

Winston Churchill / Crédito: Getty Images

 

 

2. O desossado primeiro-ministro

Uma vez, Churchill, reclamando da falta de entusiasmo e iniciativa do ex-primeiro-ministro inglês Ramsay MacDonald, Winston, em analogia, brincou:

“Eu me lembro de quando era criança, sendo levado para o célebre Circo de Barnum, que contava com uma exposição de aberrações e monstruosidades, mas a exposição sobre o programa que eu mais desejava ver era a descrita como “A Maravilha sem-ossos”. Meus pais julgaram que o espetáculo seria muito desmoralizante e revoltante para os olhos da minha juventude e eu esperei cinquenta anos para ver a maravilha sem ossos sentada no banco do Tesouro Nacional”.

3. Debochando o almirante

Ao comentar sobre a figura e as habilidades do então almirante da marinha britânica Lord Charles Beresford, membro da câmara dos Lordes do Parlamento, Churchill brincou:

“Ele é um daqueles oradores de quem já foi bem falado: antes de levantarem, não sabem o que vão dizer; quando eles estão falando, não sabem o que estão dizendo; e quando se sentaram, não sabem o que disseram”.

4. Sem jeito para lobo

Constante alvo de Churchill, Ramsay MacDonald sofreu na boca do ministro. Falando da aparente falta de posicionamento do ex-primeiro-ministro, que incomodava Churchill, frustrando-o, ele falou que MacDonald era como “uma ovelha em roupas de ovelha”.

MacDonald / Crédito: Wikimedia Commons

 

 

5. Curto e grosso

Falando do político conservador Stanley Baldwin, Churchill disse: "Eu não gostaria que Stanley Baldwin ficasse doente, mas teria sido muito melhor se ele nunca tivesse vivido".

6. O aluno supera o mestre

Joseph Chamberlain era mentor de Churchill e seu antecessor no parlamento. Era liberal, mas teve um grande desentendimento com Churchill no quesito dos temas sobre livre comércio e políticas de Estado. Ao comentar sobre o tema, Churchill cutucou: “Sr. Chamberlain ama o trabalhador, ele gosta de vê-lo trabalhar.”

7. Entre Churchills

Um romancista dos EUA chamado Winston Spencer Churchill atraiu a atenção do jovem Churchill inglês, que escreveu uma carta para ele:

“Por que você não entra na política? Eu quero ser primeiro-ministro da Inglaterra, seria uma grande brincadeira se você fosse presidente dos Estados Unidos ao mesmo tempo”.

Os dois de fato entraram para a política, mas um deles foi primeiro-ministro da Inglaterra enquanto o outro nunca foi presidente.

8. Alimente o jacaré

Em entrevista sobre a questão do pacifismo, Churchill soltou: "Um apaziguador é aquele que alimenta um crocodilo na esperança de que ele venha a comê-lo por último."

Winston Churchill, em 1954 / Crédito: Getty Images

 

9. Momento inoportuno, resposta inoportuna.

Uma vez, no banheiro, Winston foi incomodado por Lord Privy Seal. Como resposta, Churchill lhe falou “Diga-lhe que eu só posso lidar com uma merda de cada vez”.

10. Esse francês?

Do general e estadista francês Charles de Gaulle, Churchill disse: “O que você pode fazer com um homem que se parece com uma lhama feminina surpresa ao tomar banho?”.

11. O homem não para

De novo sobre Ramsay MacDonald: "Sabemos que ele tem, mais do que qualquer outro homem, o dom de compactar a maior quantidade de palavras na menor quantidade de pensamento".

12. A arte de improvisar

Enquanto se preparava para uma entrevista, Churchill escrevia efusivamente em um bloco de notas. Quando foi questionado sobre isso, ele colocou: "Estou apenas preparando minhas observações de improviso”.

 

13. Palavras saudáveis

Sobre sua própria capacidade discursiva e intelectual, Churchill explanou: "No curso da minha vida, muitas vezes tive que comer minhas palavras, e devo confessar que sempre achei uma dieta saudável”.


Saiba mais sobre Winston Churchill através das obras abaixo

Box memórias da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill (2019)

link - https://amzn.to/2Qjb4tV

Churchill: Uma vida vol. I, Martin Gilbert (2016)

link - https://amzn.to/2QnjQXN

Winston Churchill: uma vida: Volume II, Martin Gilbert (e-book)

link - https://amzn.to/356eODl

O Caráter e a Grandeza de Winston Churchill, Smanfh Sthefen (2010)

link - https://amzn.to/2Ql4Mds

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Winston Churchill Inglaterra Segunda Guerra piadas Parlamento Winston Churchill Charles de Gaulle Tiradas Ofensas Chamberlain Henry Truman

Leia também

Gladiador 2: Joaquin Phoenix aparece no novo filme?


Ainda Estou Aqui: O detalhe que passa despercebido no pôster do filme


Ainda Estou Aqui: Conheça o livro que inspirou o filme de sucesso


5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome


O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William


Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?