Não ria: houve vítimas fatais na infame enchente de cerveja de 1814
Redação Publicado em 06/05/2019, às 13h00 - Atualizado em 28/01/2022, às 09h00
Um rio de bebida correndo livre pelas ruas pode parecer um sonho etílico. Mas, como muitas ideias testadas na sobriedade, acabou se provando um verdadeiro pesadelo para as vítimas da Enchente de Cerveja de Londres de 1814.
Em 16 de outubro, uma das enormes tinas de fermentação da cervejaria Meux estourou, arrastando os outros barris em um efeito dominó. Uma das paredes e parte do telhado da companhia foram derrubadas pela cerveja escura e aproximadamente 1 milhão de litros de porter inundou a estrada de Tottenham Court.
As ondas, que chegaram a 4,5 m de altura, destruíram cinco casas e danificaram o pub mais próximo. A enchente causou a morte de oito pessoas. Como a tragédia ocorreu em horário de trabalho, todas eram mulheres ou crianças. Cinco das vítimas estavam no velório de um bebê quando foram atingidas pela enxurrada.
A ressaca podia ter sido maior: a companhia foi levada a julgamento, mas isenta de culpa pelo júri, que decidiu que o desastre tinha sido provocado por um "ato de Deus" e não negligência técnica. A Meux & Co foi demolida em 1922 e hoje o local é ocupado pelo teatro Dominion.
5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome
O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William
Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?
De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos
Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais
Evandro Texeira foi o único fotógrafo presente no velório privado de Pablo Neruda