Com problemas de locomoção, a rainha da Inglaterra deu o lugar no discurso de abertura ao filho Charles
Wallacy Ferrari Publicado em 10/05/2022, às 16h22
Pela primeira vez em todo seu período de reinado, a rainha Elizabeth II não esteve presente na abertura oficial do Parlamento do Reino Unido, sendo substituída pelo filho e sucessor do trono, o príncipe Charles.
No lugar da monarca, ele fez o tradicional discurso inaugural do ano legislativo na manhã desta terça-feira, 10, sem citar a mãe, que atravessa problemas de locomoção devido a idade avançada.
Contudo, o discurso seria o mesmo em caso de presença da ocupante do trono máximo, visto que o texto, pelo protocolo, é formulado pelo governo, anunciando as intenções do Executivo com o Parlamento ao longo de 2022.
O anúncio da ausência da rainha, que está com 96 anos, foi feito apenas um dia antes da cerimônia política, na segunda-feira, 9. Ela também cancelou sua participação nas tradicionais festas de veraneio organizadas pela Família Real Britânica.
Conforme repercutido pelo portal de notícias G1, em seus 70 anos de reinado, Elizabeth II só havia se ausentado do discurso em duas ocasiões. Nas duas ocasiões, ela encarava as gestações de Andrew e Edward.
Elizabeth já é a monarca mais antiga da história do Reino Unido e superou a tataravó Vitória em setembro de 2015. Este ano, ainda não aconteceu a cerimônia específica para festejar o Jubileu de platina da monarca, que completou 70 anos de reinado em fevereiro.
Ainda Estou Aqui: Conheça o livro que inspirou o filme de sucesso
5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome
O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William
Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?
De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos
Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais