Embora, no passado, outros feriados na mesma época do ano já comemoravam a gratidão e a generosidade, celebração cristã mudou a data!
Redação Publicado em 15/08/2021, às 10h00 - Atualizado em 22/12/2023, às 11h07
Em dezembro, o clima festivo era muito presente. As pessoas sempre trocavam presentes, comiam muito e faziam saudações acerca de festividades. Contudo, os votos não eram de "Feliz Natal", e sim de "Io, Saturnália". Antes que se falasse em Natal ou até mesmo de cristianismo, os romanos já celebravam um feriado em que o espírito de generosidade e gratidão eram o centro das atenções.
A celebração homenageava Saturno, deus das lavouras, e ocorria dias antes do solstício de verão e início da época de novas colheitas. No início, a data era comemorada somente dia 17 de dezembro, mas com o passar dos séculos as festividades foram estendidas até o dia 23 do mês.
O poeta Catulo descreveu a Saturnália, no século 1, como "o melhor dos tempos", enquanto o filósofo Sêneca deixou registrada sua reclamação de que na data "toda a plebe se deixa levar pelos prazeres".
Durante o feriado, a ordem social era invertida e os escravos podiam tirar folga e usar as roupas coloridas de seus patrões, que os serviam à mesa, e até mesmo jogar dados — atividade permitida apenas aos homens livres. Assim como Papai Noel, usavam um gorro para simbolizar o status temporário de liberdade, chamado de pileus.
Outro feriado, o festival de 'dies natalis solis invicti', ou 'nascimento do sol invencível', também era celebrado no dia 25 de dezembro. O feriado teve origem no Oriente Médio, com o culto monoteísta do deus-sol Mitra. Dizia-se que o deus nascera nessa data, filho de uma virgem, destinado a redimir a humanidade do mal.
Ele morreu, mas ressuscitou e prometeu salvação a seus seguidores. Soa familiar? Desde sua introdução em Roma, em 274, pelo imperador Aureliano, o culto se tornou bastante popular, principalmente entre os soldados.
A Saturnália, assim como o culto de Mitra, foi comemorado mesmo na Era Cristã. No século 4, acabou absorvida pela comemoração do Natal, que manteve diversos elementos da celebração, como a troca de presentes.
Ainda Estou Aqui: Conheça o livro que inspirou o filme de sucesso
5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome
O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William
Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?
De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos
Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais