Inovadora em uma época em que a moda internacional ditava regras, Zuzu usava motivos do nosso país para criar estampas, beleza e identidade
Pamela Malva Publicado em 29/06/2021, às 09h00
O clima quente do Rio de Janeiro, as frutas, as flores e as borboletas brasileiras eram algumas das maiores inspirações da mineira Zuleika Angel. Nascida em junho de 1921, ela sempre soube costurar e adorava trazer as cores do país tropical em suas criações.
Muito além de representar o Nordeste e o cangaço em suas peças, Zuzu Angel — como era chamada artisticamente — se tornou uma estilista inovadora, que ultrapassava fronteiras territoriais através de suas rendas, bordados e estampas divertidas.
Durante a ditadura militar, a estilista revolucionou a moda brasileira mais uma vez, lançando uma coleção que pedia por liberdade. Em setembro de 1971, inclusive, Zuzu organizou um desfile-protesto no consulado do Brasil em Nova York.
Com um filho desaparecido durante o regime militar, a estilista sofreu um acidente de carro na madrugada do dia 14 de abril de 1976. Zuzu Angel morreu no momento do choque e seu corpo foi sepultado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro.
Pensando em homenagear a estilista, que nasceu há exatos 100 anos, o seu legado e sua memória, então, o site Aventuras na História deu continuidade à parceria com a especialista em História da Moda, Laura Wie, e a Openthedoor Estúdio de Animação e criou a animação ‘Zuzu Angel'.
Confira abaixo!
Ainda Estou Aqui: Conheça o livro que inspirou o filme de sucesso
5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome
O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William
Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?
De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos
Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais