Entenda como a francesa revolucionou a moda a ponto de influenciar a roupa que você veste atualmente
Pamela Malva Publicado em 01/06/2021, às 18h01 - Atualizado em 02/06/2021, às 17h12
Entre o final do século 19 e o começo do 20, a moda feminina era pomposa, cheia de penas, apliques e detalhes. E, para a jovem Gabrielle Bonheur Chanel, todos aqueles apetrechos pareciam exagerados demais, principalmente com os espartilhos apertando seu corpo de uma maneira desconfortável por baixo das muitas camadas de pano.
Foi assim que ela decidiu criar peças de roupas modernas, com cortes charmosos e detalhes muito mais sutis. Lentamente, Coco Chanel, como passou a ser chamada nas revistas de moda de Paris, tomou conta do cenário estilístico da época e suas invenções, que vão dos tailleurs até as peças em preto e branco, tornaram-se grandes ícones.
Nascida em Saumur, na França, em agosto de 1883, então, a jovem pioneira viu seu nome e seu charmoso ‘Estilo Chanel’ serem importados por nações em todo o mundo. Mesmo hoje, décadas depois de algumas das suas maiores invenções, a forma de fazer e de compreender a moda de Coco Chanel continuam absolutamente atuais.
Foi pensando no ano que marca os 50 anos da morte de Chanel e os 100 anos de sua maior criação, o Chanel N° 5, que o site Aventuras na História iniciou uma parceria com a especialista em História da Moda, Laura Wie, e a Openthedoor Estúdio de Animação com o objetivo de criar a animação ‘A moda antes e depois de Gabrielle Chanel'.
Confira a animação abaixo.
Do Krampus ao caganer: Confira 5 tradições natalinas ao redor do mundo
Krampus: Uma figura maligna no Natal da Áustria
Quando desmontar a árvore de Natal? Conheça a tradição
'Noite Feliz, Noite de Paz': A trégua de natal durante a Primeira Guerra
Confira 6 filmes que não parecem, mas se passam no Natal
De faraó a imperador: Veja 5 sepultamentos que entraram para a História