Cinema, consultório médico e até caixa eletrônico próprios — saiba mais sobre os segredos do palácio da rainha Elizabeth II
Redação Publicado em 05/06/2022, às 08h00 - Atualizado em 08/09/2022, às 16h05
Nesta quinta-feira, 8, a rainha Elizabeth II faleceu aos 96 anos, assim, muitos relembram fatos que marcaram a intensa trajetória da monarca. O Palácio de Buckingham, em Londres, mais famosa moradia da monarquia britânica, sempre foi alvo de curiosidade.
Pensando nisso, a equipe do Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre a moradia oficial da soberana britânica.
Ter um cinema na própria casa se tornou comum para celebridades. Khloe Kardashian, Chrissy Teigen e Jennifer Lawrence são alguns exemplos de figuras públicas que contam com esse tipo de entretenimento privado nas próprias residências.
No entanto, no caso do Palácio de Buckingham, o cinema não é nem para a família real britânica, e sim para os seus funcionários, segundo revelou a jornalista da BBC Emily Maitlis em novembro do ano passado, quando o local ainda estava sendo erguido.
"O chão está sendo transformado por trabalhadores do palácio. Parece por um minuto que os trilhos do trem estão caindo", escreveu ela no The Times. Um membro da equipe explicou à repórter que era “para o cinema do Palácio de Buckingham. Todas as pessoas que trabalham aqui vêm. É ‘Judy’ esta noite se você quiser ficar."
O enorme palácio situado na capital da Inglaterra também conta com uma capela privada para a família real britânica, que acabou sendo destruída por um bombardeio alemão em 1940.
A construção inicial havia sido erguida pela rainha Vitória e pelo príncipe Albert em 1844, projetada para funcionar como um conservatório. Após ter sido posta abaixo durante o conflito, foi realocada à sudoeste da área de Buckingham.
Também há serviço de saúde dentro do próprio Palácio de Buckingham — os funcionários da residência oficial da família real britânica usam do Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês), no local.
Lá, está situado o Royal Mews Surgery. No entanto, a nobreza geralmente recebe tratamentos médicos de forma privada, não indo ao hospital de Buckingham.
Outra coisa bastante curiosa sobre o Palácio de Buckingham é que na famosa grande Sala de Estar Branca há nada mais nada menos que uma entrada 'secreta' para a então rainha Elizabeth II.
A passagem leva aos apartamentos da monarca britânica e, segundo a Hello Magazine, é escondida a partir de um disfarce como um espelho e um armário que já estão situados na sala. Nesses espaços fechados, a soberana geralmente se prepara antes de audiências.
Além de cinema, capela e consultório médico, além de muitas outras coisas funcionais, a área do Palácio de Buckingham abriga até mesmo um caixa eletrônico próprio, que está escondido no porão da residência.
A existência do caixa eletrônico foi confirmada pelo agora ex-chefe do banco Coutts, Gordon Pell, em 2011, ao The Standard, que acrescentou ainda que o uso dele é restrito à família real britânica.
Ainda Estou Aqui: Conheça o livro que inspirou o filme de sucesso
5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome
O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William
Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?
De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos
Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais