Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Os Simpsons

Os Simpsons: Veja as inspirações reais para a série

Família mais famosa da história da televisão, Os Simpsons conta com inspirações reais curiosas e intrigantes; entenda

Isabelly de Lima Publicado em 10/03/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A família Simpson - Divulgação / 20th Television Animation
A família Simpson - Divulgação / 20th Television Animation

Em 1989, a mente brilhante de Matt Groening deu vida a uma família disfuncional e amarela que conquistaria o mundo: “Os Simpsons”. A série animada, inicialmente concebida como curtas para o programa "The Tracey Ullman Show", rapidamente se tornou um show independente e um fenômeno cultural global.

O humor de “Os Simpsons” é ácido, satírico e irreverente. A série satiriza diversos aspectos da cultura americana, desde a política e a religião até a mídia e o comportamento social. O humor peculiar e as referências à cultura pop fazem com que a série continue relevante e divertida mesmo após décadas no ar.

Os Simpsons, família da animação - Divulgação / 20th Television Animation

No entanto, você já parou para pensar de onde surgiu a ideia de retratar a família americana?

Todos os detalhes, por mais incrível que pareça, tiveram inspirações reais, que foram modificadas. Confira de onde vieram as ideias para a criação de “Os Simpsons”:

Springfield

Embora milhões de fãs saibam que Homer Simpson e sua família residem em Springfield, a verdadeira inspiração para a cidade fictícia da série animada "Os Simpsons" permaneceu um enigma por mais de duas décadas.

O criador da série, Matt Groening, sempre resistiu em revelar a localização real de Springfield, visando não "arruinar a magia para o público". No entanto, em uma entrevista à revista Smithsonian em 2012, ele confirmou uma dúvida antiga.

A cidade de Springfield - Divulgação / 20th Television Animation

Groening disse que a cidade fictícia — considerada por muitos como um personagem à parte nas aventuras da família amarela — é inspirada em Springfield, Oregon, sua cidade natal, próxima a Portland. A escolha do nome também foi influenciada pelo programa de TV "Father Knows Best" da década de 1950.

"Springfield recebeu o nome de Springfield, Oregon. A única razão é que quando eu era criança o programa de TV 'Father Knows Best' acontecia na cidade de Springfield, e fiquei emocionado porque imaginei que era a cidade vizinha a Portland, minha cidade natal. Quando cresci, percebi que era apenas um nome fictício. Também descobri que Springfield era um dos nomes mais comuns para uma cidade nos EUA. Antecipando-me ao sucesso do programa, pensei: 'Isso vai ser legal; todo mundo vai pensar que é a sua Springfield'", disse ele.

Os personagens

Ao longo mais de 30 anos, as histórias de Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie se tornaram um clássico da televisão americana. A série acumula inúmeros prêmios Emmy, e uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Curiosamente, os nomes dos personagens principais são os mesmos da família de Groening: seu pai se chama Homer (em homenagem ao poeta grego Homero), sua mãe é Margaret, e ele tem irmãs chamadas Lisa e Maggie.

Durante a conversa, ele revelou o que conecta o personagem amarelo com o seu pai: "Só o amor pelo sorvete. Meu pai nem gostava muito de donuts".

Lisa, Bart e Maggie, de 'Os Simpsons' - Divulgação / 20th Television Animation

A filha do meio, Lisa é uma menina inteligente, idealista e com um forte senso de justiça. Ela é uma saxofonista talentosa e uma ativista ambiental dedicada. Na animação, a caçula da família, Maggie, é uma bebê esperta e comunicativa, apesar de se comunicar apenas por sucção de chupeta. Ela possui uma personalidade forte e não se intimida com seus irmãos mais velhos.

Bart, portanto, representa o "alter ego" do autor, que optou por não batizá-lo de "Matt" por achar mais divertido "a ideia de um pai bravo gritando 'Bart', que soa como o latido de um cão ('bark')". O filho mais velho, Bart é um garoto travesso e rebelde, famoso por suas pegadinhas e comportamento irreverente. Apesar de sua atitude sarcástica, ele tem um bom coração e se preocupa com sua família.

As ruas

As referências ao Oregon não se limitam ao nome da cidade. Groening também batizou personagens com nomes de ruas em Portland, como o reverendo Lovejoy, o valentão Kearney e o vizinho intrometido Ned Flanders. Inclusive, o endereço da família Simpson — Evergreen Terrace — é o mesmo da casa onde Groening viveu na infância.

"Desde muito cedo nomeei muitos personagens com nomes de ruas de Portland. Achei que seria divertido para as pessoas em Portland passarem de carro pelas ruas organizadas em ordem alfabética. Há Flandres, Kearney, Lovejoy, principalmente no noroeste de Portland. Meu objetivo era nomear cada personagem com nomes de ruas de Portland, mas estávamos com pressa, então abandonei essa ideia", afirmou ele.

O vizinho Ned Flanders - Divulgação / 20th Television Animation

Exibida pela Fox desde 1989, "Os Simpsons" é a sitcom de maior duração na TV americana. Transmitida em mais de 100 países e em 50 idiomas, a série ainda conquista diferentes gerações ao redor do mundo.