Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / O Sequestro do Voo 601

O Sequestro do Voo 601: O que aconteceu com os verdadeiros sequestradores?

Em maio de 1973, Eusébio Borja e Francisco Solano Lopez sequestraram uma aeronave com 84 pessoas em evento narrado em 'O Sequestro do Voo 601'

Éric Moreira Publicado em 11/04/2024, às 18h00 - Atualizado em 22/04/2024, às 17h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eusébio Borja e Francisco Solano Lopez em 'O Sequestro do Voo 601' e na vida real - Divulgação/Netflix / Reprodução/X/@TonySapienza1
Eusébio Borja e Francisco Solano Lopez em 'O Sequestro do Voo 601' e na vida real - Divulgação/Netflix / Reprodução/X/@TonySapienza1

Na última semana, chegou à Netflix a minissérie 'O Sequestro do Voo 601'. Dirigida por C.S. Prince e Pablo González, em seis episódios ela narra o angustiante e perspicaz sequestro de um avião colombiano que ocorreu na vida real em 30 de maio de 1973.

"Um sequestro em pleno voo, calor ardente, frio intenso e alguns disparos. Em meio ao caos, duas comissárias de bordo precisam enganar os sequestradores para sobreviver.", aponta a sinopse disponibilizada pela Netflix.

Os dois responsáveis pelo sequestro foram Eusébio Borja (na época com 27 anos, e interpretado por Valentín Villafañe) e Francisco Solano Lopez (com 31, interpretado por Alian Devetac).

Porém, o que investigações posteriores revelaram é que, na realidade, os homens sequer carregavam armas de verdade — mas, o governo colombiano da época não deu tanta atenção, pois, em meados da década de 1960, sequestros de aviões eram relativamente comuns.

No fim, toda a ação da dupla foi bem-sucedida: além de ninguém ter saído ferido, entre tripulantes, passageiros e os sequestradores, eles ainda conseguiram US$ 50 mil — embora tenham solicitado inicialmente US$ 200 mil, explica o Yahoo! Internacional — e fugiram sem deixar muitos rastros. Mas afinal, o que aconteceu com eles após o fim do sequestro? Entenda!

+ O Sequestro do Voo 601: Veja a história real que inspirou série da Netflix

Sequestradores em 'O Sequestro do Voo 601' / Crédito: Divulgação/Netflix

Identificação da dupla

Um fator decisivo para a dupla de sequestradores não ter sido facilmente identificada é que existiu um trato com o piloto do avião.

A ideia era que pudessem desembarcar em lugares diferentes, sem que as autoridades fossem alertadas, em troca da segurança da tripulação. Isso sem mencionar que eles estiveram mascarados durante todo o processo do sequestro.

No entanto, uma breve interação com um dos passageiros do avião foi o que levaria as autoridades a ter a primeira pista necessária para identificá-los. Em meio ao sequestro, eles se comunicaram brevemente com o ciclista Luis Reategui, o que levou os investigadores e constatarem que eles provavelmente pertenciam à fraternidade esportiva.

E de fato, os dois homens, embora tenham realizado o sequestro dentro da Colômbia, eram, na verdade, do Paraguai que foram até ao país tentar uma carreira de atletas como jogadores de futebol.

Porém, como o plano não havia dado certo, eles tentaram conseguir dinheiro sequestrando o avião para, assim, abrirem um pequeno negócio.

+ A saga da guerrilheira que sequestrou um avião para fugir da ditadura militar brasileira

Prisão e fuga

Após concluírem o sequestro, e com o dinheiro em mãos, Borja e Lopez partiram para suas próprias vidas, agora focados em escapar de quaisquer autoridades, explica o Dmtalkies.

No entanto, Lopez não teve tanta sorte: ele foi preso em Assunção, capital do Paraguai. Foi encontrado escondido num local alugado, próximo à casa de sua família.

Francisco Solano Lopez (interpretado por Alian Devetac) em 'O Sequestro do Voo 601' / Crédito: Divulgação/Netflix

O que se sabe é que, após detido, ele foi mantido preso por dois anos e depois, levado para a Colômbia, onde foi finalmente julgado e condenado a cinco anos de prisão.

Livre, levou uma vida discreta. Não se sabe ao certo o que aconteceu, mas, já foi dito que ele morreu em um assalto fracassado a um banco em Buenos Aires, na Argentina.

Borja, por sua vez, teve um destino diferente. Escapou com sucesso e nunca foi capturado pela polícia. Está foragido até hoje, explica o Yahoo! Internacional.

Eusébio Borja (interpretado por Valentín Villafañe) em 'O Sequestro do Voo 601' / Crédito: Divulgação/Netflix

E caso ainda esteja vivo, é possível que assista 'O Sequestro do Voo 601', que retrata um dos sequestros mais bem-sucedidos da América Latina.