Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Egito

Fayum: Conheça os impressionantes retratos dos antigos egípcios

Confira 12 retratos realistas datados do primeiro milênio e que foram encontrados junto a múmias por arqueólogos no Egito

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 14/04/2024, às 11h47 - Atualizado em 17/04/2024, às 20h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns dos retratos encontrados no Egito - Divulgação/Musée du Louvre
Alguns dos retratos encontrados no Egito - Divulgação/Musée du Louvre

No início do primeiro milênio, o Egito testemunhou uma prática bastante curiosa: muitas múmias foram sepultadas juntamente a retratos impressionantemente realistas. Mais de mil deles foram encontrados por arqueólogos ao longo dos últimos séculos, a grande maioria na cidade de Fayum, motivo pelo qual receberam o nome de "retratos de Fayum".

A exposição "Face to Face: The People Behind Mummy Portraits", realizada pelo museu Allard Pierson, em Amsterdã, apresentou 40 dessas pinturas ao público entre outubro de 2023 e fevereiro deste ano.

Comumente pintados em painéis de madeira, os quadros fascinantes foram criados durante o período romano do Egito (30 a.C. - 395 d.C.) e frequentemente representam indivíduos com ascendência europeia, que se estabeleceram na região após o governo de Alexandre, o Grande.

Vale destacar que os quadros tinham os dois cantos superiores cortados para facilitar a inserção entre as bandagens da múmia, conforme explicou Ben van den Bercken, curador da Coleção Egito Antigo e Sudão do Allard Pierson, para o portal Live Science.

Confira, a seguir, 12 desses impressionantes retratos:

1- Olhos vívidos

Feito por volta de 250 d.C. e pintado em madeira calcária, este quadro foi adquirido no início do século XIX por Henry Salt, vice-cônsul britânico no Egito. Tornou-se um dos primeiros retratos de Fayum a serem recuperados na era moderna.

O mais antigo registro conhecido da coleta de um retrato de Fayum remonta a 1615, quando um conjunto de pinturas foi levado de Saqqara, no Egito, para a Europa por Pietro della Valle, um nobre romano.

Crédito: Divulgação/Museu do Louvre

2- Menina com grinalda

Neste retrato, datado entre os anos de 120 e 130 d.C. e pintado em madeira, podemos observar uma jovem adornada com um colar de pérolas e uma coroa de flores douradas em seu cabelo. Segundo van den Bercken, "esta coroa de flores é um símbolo de que ela 'superou' a morte".

Crédito: Divulgação/Reiss-Engelhorn-Museen

3- Homem com coroa de ouro

As mulheres não foram as únicas a serem retratadas usando coroas de ouro. Neste retrato, datado entre os anos de 150 e 200 d.C. e pintado em madeira, observamos um homem barbado exibindo sua própria coroa de louros em ouro.

Crédito: Divulgação/Universidade de Heidelberg

4- Mulher de olhos brilhantes

Este retrato, criado em madeira entre os anos de 170 e 200 d.C., foi descoberto no Egito na década de 1880 e apresenta uma mulher que usa brincos de pérolas e um colar, cabelo cacheado preso em coque, além de uma túnica de tom rosa quente com faixas verticais de ornamento.

Crédito: Divulgação/The J. Paul Getty Museum

5- Retrato de Amônio

"Retrato de 'Amônio'", quadro pintado em linho entre os anos de 225 e 250 d.C. e que foi restaurado, um jovem é retratado segurando um cálice em uma mão e um buquê de flores na outra. O artista atribuiu várias características distintas a Amônio, incluindo lábios proeminentes, orelhas grandes, bolsas sob os olhos e dedos curvados de maneira peculiar, conforme detalhado no livro "Mummy Portraits in the J. Paul Getty Museum" (Oxford University Press, 1982).

Crédito: Divulgação/Museu do Louvre

6- Homem barbudo

Neste retrato, pintado em madeira entre os anos de 175 e 225 d.C., observamos um homem com cabelos encaracolados e barba vestido de branco. De acordo com o Live Science, a barba do homem pode ser uma homenagem aos pelos faciais do imperador romano Marco Aurélio, que reinou de 161 a 180 d.C. e também era conhecido por ostentar uma barba.

Crédito: Divulgação/Rijksmuseum van Oudheden

7- Brincos de pérola

Este retrato, criado em madeira entre os anos de 150 e 200 d.C., apresenta uma jovem mulher com olhos castanhos, nariz esguio e sobrancelhas grossas.

Van den Bercken observou que as pérolas, como as que ela usa, são um dos tipos de brincos mais comuns nos retratos de Fayum. Além disso, ele destacou que as joias e os penteados podem ser úteis para os pesquisadores na datação desses retratos. Por exemplo, os penteados femininos podiam ser bastante elaborados e muitas vezes refletiam as modas e tendências da própria Roma, especialmente as da imperatriz.

Crédito: Divulgação/Musée du Louvre

8- Joias elegantes

Este retrato, realizado em madeira em algum momento entre os anos de 175 e 200 d.C., retrata uma mulher de cabelos escuros adornada com um colar e brincos combinando. No entanto, como em outros retratos de Fayum, não está claro se ele representa a falecida em sua juventude ou na época de sua morte.

Crédito: Divulgação/Musée du Louvre

9- Retrato realista

Este retrato, que data de aproximadamente 150 d.C., retrata um homem vestindo roupas brancas e uma grinalda dourada.

As imagens cativantes dos retratos de Fayum serviram de inspiração para artistas que pintavam ícones no final do Império Bizantino, além de influenciar artistas nos séculos 19 e 20. O estilo é reconhecido como um dos primeiros exemplos de retratos realistas pintados na história.

Crédito: Divulgação/Museum August Kestner

10- Homem de cabelos cacheados

Como outros indivíduos retratados, o homem representado aqui pode ter tido ascendência europeia. A presença da barba neste retrato auxiliou os pesquisadores na datação, situando-o durante o reinado do imperador Marco Aurélio.

Crédito: Divulgação/Allard Pierson Museum

11- Colar extravagante

O retrato desta mulher foi criado em algum momento entre os anos de 160 e 190 d.C. A maioria dos retratos de Fayum conhecidos foram descobertos na década de 1800. No entanto, em 2022, arqueólogos anunciaram uma nova descoberta: mais retratos foram encontrados em um cemitério na antiga cidade de Filadélfia, no Egito.

Crédito: Divulgação/University College London

12- Olhos e cílios

Este retrato, datado entre os anos de 300 e 400 d.C. e pintado em madeira, retrata uma mulher adornada com brincos de pérolas. Segundo van den Bercken, "muitos detalhes foram meticulosamente trabalhados na composição dos olhos e cílios".

Algumas indicações sugerem que os indivíduos representados pertenciam à classe média alta ou à elite, especialmente porque muitos deles exibiam joias elaboradas nesses retratos.

Crédito: Divulgação/Allard Pierson

Além disso, tanto os indivíduos quanto suas famílias precisavam pagar aos artistas pelos retratos. Van den Bercken observou: "Não eram fáceis de produzir, nem baratos em termos de recursos. As pessoas que os encomendaram certamente tinham meios financeiros para fazê-lo."