Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos desvendam origem da 'Excalibur' encontrada na Espanha

Descoberta em 1994 na cidade de Valência, uma das mais antigas da Espanha, espada chamou atenção ao ser encontrada cravada em uma cova

Espada 'Excalibur' encontrada na Espanha - Divulgação/Serviço de Arqueologia (SIAM) da Câmara Municipal de Valência
Espada 'Excalibur' encontrada na Espanha - Divulgação/Serviço de Arqueologia (SIAM) da Câmara Municipal de Valência

Em 1994, foi descoberta em uma casa em Valência, uma das cidades mais antigas da Espanha, uma espada que chamou grande atenção por estar cravada em uma cova. Desde então, ela foi apelidada como 'Excalibur', em referência à lendária espada do rei Arthur, que originalmente estava cravada em uma pedra; mas sua origem, descoberta recentemente, não é da Grã-Bretanha.

Conforme divulgado recentemente em comunicado do Serviço de Arqueologia (SIAM) da Câmara Municipal de Valência, a 'Excalibur' espanhola foi encontrada em meio a estratos sedimentares datados do século 10 d.C., cravada de pé em uma cova sob uma casa da era islâmica.

Conforme explicam os arqueólogos, a espada media 46 centímetros de comprimento, é feita de ferro, possui punho decorado com placas de bronze, e sua lâmina era levemente curvada na ponta. Provavelmente, ela pertenceu a algum cavaleiro da Era do Califado de Al-Andalus — e espadas desse período são consideradas raras, pois os níveis elevados de oxigênio e água do solo provocam grande oxidação do ferro na região.

É a primeira espada islâmica que aparece na cidade de Valência, tendo sido encontrado apenas um exemplar semelhante durante as escavações de Medina Azahara, a cidade califal de Abd al-Rahman III, em Córdova", afirma a Câmara Municipal de Valência em comunicado.

+ A Excalibur da vida real é, na verdade, italiana

História de Valência

É importante mencionar que Valência, sendo fundada pelos romanos em 138 a.C., sob o nome de Valentia Edetanorum. No século 8 d.C., ela foi conquistada pelos mouros, e destruída por Abd al-Rahman I, da dinastia omíada, de origem muçulmana, de onde hoje fica a Arábia Saudita.