Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Daniel Alves

Estátua de Daniel Alves é removida de cidade na Bahia

A estátua foi retirada nesta segunda-feira, 29, pela prefeitura de Juazeiro, na Bahia, cidade onde o jogador condenado por estupro nasceu

A estátua do ex-jogador antes e depois de ser vandalizada - Reprodução / Prefeitura de Juazeiro e Redes Sociais
A estátua do ex-jogador antes e depois de ser vandalizada - Reprodução / Prefeitura de Juazeiro e Redes Sociais

Na manhã desta segunda-feira, 29, a Prefeitura de Juazeiro (BA) procedeu com a remoção da estátua em homenagem ao ex-jogadorDaniel Alves. A ação foi desencadeada após uma recomendação emitida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O ex-lateral, natural da cidade, foi condenado pela justiça espanhola a quatro anos e meio de prisão por estupro, ocorrido no banheiro de uma boate de luxo em Barcelona.

O procurador-geral do município, Thiago Cordeiro, divulgou uma nota no site oficial da prefeitura, elogiando a decisão de remover a estátua. “A gestão Suzana Ramos trabalha pautada no cumprimentos das leis vigentes e sempre colaborando junto às instituições que regem as mesmas”, escreveu.

Em março, o MP havia informado que recebeu uma manifestação de Manuella Tyler Medrado, militante pelos direitos humanos e moradora do município. O documento foi encaminhado para a Promotoria de Justiça da comarca de Juazeiro para análise e providências.

“Valoriza a cultura do estupro, valoriza a imagem de um cara que cometeu estupro, valoriza a imagem de homem que cometeu violação e só está livre porque tem dinheiro, porque pagou”, disse a ativista em publicação no Instagram, segundo o portal O Globo.

Estátua polêmica

A estátua em questão foi inaugurada em dezembro de 2020, aproximadamente um ano antes da prisão de Alves. Desde então, os residentes têm solicitado a sua remoção.

Em setembro de 2023, a estátua foi alvo de vandalismo, sendo coberta com sacos pretos e fita adesiva, enquanto o jogador aguardava julgamento na prisão em Barcelona. Em fevereiro, foi alvo de mais um ato de vandalismo, sendo coberta com tinta branca.

A prefeitura, em resposta às manifestações, afirmou que "repudia qualquer forma de violência", mas que não intervirá na estátua até que o processo judicial esteja concluído. A obra, criada pelo artista plásticoLeo Santana, retrata o jogador em tamanho real, vestindo a camisa da Seleção Brasileira e segurando uma bola.

Na última quarta-feira, 24, a Justiça da Catalunha, na Espanha, anunciou a rejeição dos recursos contra a liberdade condicional de Daniel Alves, que deixou a prisão após cumprir 14 meses de sua sentença. O ex-jogador, de 40 anos, saiu em 25 de março, pagando uma fiança de um milhão de euros, enquanto seus recursos estão em julgamento.