Nas redes sociais vídeos mostram leão circulando nas ruas de Ladispoli, cidade perto de Roma
Publicado em 12/11/2023, às 13h32 - Atualizado em 13/11/2023, às 17h09
Nas últimas horas, vídeos que circulam nas redes sociais mostram um cenário curioso. Em meio aos carros na rua e residências, um leão chama atenção da população, que foi alertada a não sair de casa. O caso aconteceu em Ladispoli, cidade perto de Roma.
No sábado, 11, serviços de emergência passaram a atuar na captura do animal, que havia fugido de um circo. Assim, Alessandro Grando, prefeito, alertou que as pessoas estivessem em alerta e informassem os passos do grande felino.
Kimba, nome do animal, circulou entre motoristas, como mostram vídeos. Além disso, as autoridades passaram a perseguir o animal com o intuito de encontrá-lo e capturá-lo. Nas redes sociais, o assunto repercutiu entre brasileiros.
"O leão na Itália provando que além de ser o rei da floresta também pode ser o rei da cidade ninguém quer sair de casa com medo do divo", brincou um internauta. Outros chamaram atenção para o fato do animal viver preso em um circo: "O leão que fugiu do circo na Itália, um ser magnífico, cativo, usado pra lucro e diversão...", disse outra conta.
🌎 #ElMundo | Un león se escapa de un circo en la ciudad italiana de #Ladispoli. El alcalde de la localidad, Alessandro Grando, pidió en las redes sociales "la máxima atención" a los vecinos y evitar salir de casa hasta que sea capturado. pic.twitter.com/5Qev6sGOYV
— Radio Pichincha (@radio_pichincha) November 11, 2023
Após horas de perseguição e tentativas falhas, o leão acabou capturado no riacho Sanguinara com rifles com tranquilizantes. Além disso, o animal foi devolvido ao circo, anunciou o prefeito da cidade. Ele deixou claro, em publicação no Facebook, que não tinha o poder de impedir o circo.
"Para quem vai começar a perguntar: por que ainda manda o circo com animais vir para Ladispoli? Por que o prefeito autorizou o circo? A resposta é que não autorizei nada, não cabe a mim fazê-lo e que infelizmente não podemos proibir a vinda de circos com animais à nossa cidade", explicou ele na publicação.
De acordo com o Corriere della Sera, que cobriu o caso, investigações serão realizadas para saber se o animal recebe cuidados que seguem as regras de proteção animal.
Além disso, também serão analisados documentos e se medidas de segurança para evitar 'fugas' dos animais são seguidas pelos donos do circo.
Vídeos que circulam no X, o antigo Twitter, mostra o leão sedado e rodeado de pessoas. Inúmeras pessoas ajudaram a colocar o animal inconsciente na caçamba de um caminhão. Para se ter ideia, um leão adulto pode pesar 190kg.