Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Restos de alimentos são identificados em naufrágio romano na costa da Espanha

Descoberto em 2022, o naufrágio Ses Fontanelles, do Império Romano, passou por novas análises que descobriram e identificaram restos de alimentos

Éric Moreira Publicado em 29/04/2024, às 08h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Algumas ânforas descobertas em meio ao naufrágio romano - Divulgação/Consell de Mallorca
Algumas ânforas descobertas em meio ao naufrágio romano - Divulgação/Consell de Mallorca

Análises recentes de um naufrágio descoberto na costa da Espanha descobriram e identificaram restos de alimentos da tripulação da embarcação, referente ao Império Romano e naufragada desde o século 4. O novo estudo foi publicado no periódico Archeological and Anthropological Sciences.

A descoberta do navio cargueiro Ses Fontanelles foi feita em 2022 por arqueólogos da Universidade de Cádiz, na Espanha. Junto aos destroços, foram encontradas cerca de 300 ânforas, de diferentes tipos, que transportavam em si diferentes alimentos dos tripulantes da embarcação, como molho de peixe, óleo vegetal, vinho e azeitonas.

Além disso, também foram encontradas entre as ânforas alguns resíduos vegetais, como de videiras, que podem ter sido usadas como uma espécie de cobertura ou estofo para proteger as ânforas de baterem entre si, conforme informado no site da revista Scuba Diver. Os pesquisadores também encontraram no local uma única pinha, possivelmente usada para separar ou tampar as ânforas.

No estudo recente, por fim, também é descrito que algumas das ânforas contam com inscrições pintadas em suas superfícies, que podem revelar mais sobre a origem, o destino ou a quem pertenciam aqueles produtos.

Fotografia tirada durante a escavação do navio / Crédito: Divulgação/Universidade de Barcelona, Universidade de Cádiz, Universidade das Ilhas Baleares

Ses Fontanelles

Segundo a Revista Galileu, o navio Ses Fontanelles provavelmente partiu da região da atual Cartagena, no sudeste da Espanha, e navegava nas rotas comerciais do Mar Mediterrâneo quando naufragou. Ele era construído em madeiras de árvores como cipreste, oliveira e louro, possuindo 12 metros de comprimento por 6 metros de largura.

Quando ele foi descoberto, em 2022, além das várias ânforas, os pesquisadores também encontraram dois calçados, uma panela, uma lamparina a óleo e um tipo de furadeira antiga.