Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titanic

Novo Titanic promete botes salva-vidas extras para evitar desastre

O novo Titanic, financiado pelo magnata Clive Palmer, terá botes salva-vidas extras para evitar desastre semelhante ao de seu trágico antecessor; entenda!

Redação Publicado em 15/04/2024, às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Titanic' (1997), de James Cameron - Reprodução/20th Century Fox
Cena do filme 'Titanic' (1997), de James Cameron - Reprodução/20th Century Fox

No filme ‘Titanic’, um clássico de 1997, uma das cenas que mais conhecidas do público é o momento em que Rose sobe em uma porta do navio que está afundando e agarra a mão de Jack para impedi-lo de se afogar na água gelada. Aqueles que assistiram ao aclamado longa sabem como a história terminou, mas o idealizador do novo Titanic promete que cenas como essa não irão se repetir. 

O magnata australiano da mineração Clive Palmer, de 70 anos, disse que o momento em que Jack desaparece nas profundezas do Atlântico Norte serviu de inspiração para a construção do Titanic II. Esta empreitada, que custou £ 530 milhões, irá recriar a “grandiosidade” do navio original, incluindo a escadaria e a sala de jantar de primeira classe.

Mas conforme repercutido pelo portal do jornal britânico Daily Star, uma mudança significativa foi feita: a adição de mais botes salva-vidas. Serão 18 embarcações de fuga motorizadas e fechadas, com capacidade para 250 pessoas, ou seja, 4.500 passageiros e tripulantes poderão fugir do navio em segurança em caso de emergência. 

Também é importante ressaltar que o Titanic II transportará apenas 2.435 passageiros e 478 tripulantes, totalizando 2.913 pessoas no total. Isso deixa 1.587 lugares livres nos botes salva-vidas, para evitar momentos de tensão caso o pior aconteça.

Outros detalhes

Apesar de ser movido por motores a diesel, a nova embarcação terá quatro “chaminés de fumaça” com plataformas de observação para os passageiros, divididos em três classes, para que seja mais parecido com o RMS Titanic original. Os que comprarem passagens para a terceira posição irão presenciar danças irlandesas todas as noites e comerão em mesas comunitárias.

A viagem inaugural do navio, que recriará o trajeto inacabado do Titanic de Southampton até Nova York, irá acontecer em 2027, e segundo seu idealizador, “vai deixar muita gente muito feliz”.