Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / A Grande Entrevista

A Grande Entrevista: Veja o que é fato ou ficção no filme da Netflix

Em A Grande Entrevista, a Netflix retrata um dos maiores escândalos modernos da monarquia britânica, que envolveu o príncipe Andrew

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 11/04/2024, às 20h13 - Atualizado em 14/04/2024, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe Andrew: Ficção e realidade - Divulgação/Netflix e Reprodução/Vídeo
Príncipe Andrew: Ficção e realidade - Divulgação/Netflix e Reprodução/Vídeo

Em A Grande Entrevista, a Netflix resgata um dos mais recentes escândalos da monarquia britânica. Em 2019, durante entrevista ao programa Newsnight, da BBC, o príncipe Andrew deveria esclarecer sua amizade com Jeffrey Epstein, entretanto, apenas conseguiu um fiasco em relações-públicas.

"Inspirado em uma história real, este drama mostra por que a entrevista do príncipe Andrew no Newsnight foi o maior furo de reportagem de 2019. Mas quem o convenceu a participar?", explica a sinopse da Netflix.

Além de não conseguir explicar sua relação com o milionário acusado de tráfico sexual, o filho da rainha Elizabeth não demonstrou empatia com as vítimas. Assim, se afastou de suas funções oficiais e perdeu contratos.

Assim como muitos filmes e séries baseados em histórias reais, 'A Grande Entrevista' também mistura fato e ficção. Leia abaixo!

1. Encontro polêmico (fato)

Um dos momentos mais intrigantes do filme mostra o momento em que o fotojornalista Jae Donnelly se esforça para tirar fotos do duque de Iorque ao lado de Epstein durante um passeio no Central Park. 

Além de Jae ser uma figura real, as fotos também são verdadeiras. Inclusive, as imagens foram responsáveis por confirmar o vínculo entre o filho da rainha e o milionário, que havia deixado a cadeia por acusações de abuso infantil.


2. Colheres de chá (ficção)

Em determinado momento do filme, Amanda Thirsk, assessora do príncipe, diz que o Palácio conta com um orçamento extra para comprar colheres de chá. Isso porque os visitantes costumam roubar os itens como souvenir.

A jornalista e o príncipe em novo filme - Divulgação / Netflix

Embora a história seja intrigante e um pareça verídica, não existem dados que comprovem tal orçamento.


3. Coleção de ursinhos (fato)

Outro momento intrigante do filme da Netflix mostra o príncipe Andrew sem paciência com uma funcionária. Isso porque ele detestou a maneira como ela arrumou os ursinhos de pelúcia em sua cama.

Essa história, entretanto, não é recente. Paul Page, que já trabalhou no Palácio de Buckingham, comentou sobre a coleção dos ursinhos de Andrew. 

O príncipe e a coleção de ursinhos - Divulgação/Netflix

"Havia um cartão em uma gaveta e uma foto desses ursos todos in situ. A razão para a imagem plastificada era que se os ursos não fossem colocados de volta na ordem certa pelas empregadas, ele gritaria e berraria", disse ele no documentário "Ghislaine, Prince Andrew and the Paedophile", de 2022.


4. Demissão (fato)

No filme, Jason Stein, funcionário de Andrew, pede demissão após o fiasco da entrevista. Ele havia aconselhado o duque de Iorque a não concordar com a entrevista. Entretanto, explica a Hello!, o episódio foi menos dramático do que é retratado pela Netflix. O The Times noticiou que a decisão se deu "por consentimento mútuo".


5. Reunião com Beatrice (fato)

Em outra cena, a princesa Beatrice, filha de Andrew, participa de uma reunião com a equipe do Newsnight e realiza anotações. À Tatler, Sam McAlister disse que a participação da neta da rainha é real.

A entrevista feita pela BBC em 2019 - Reprodução / Youtube

"Uma reunião no Palácio na segunda-feira, 11 de novembro (com Andrew, Emily, o vice-editor e uma convidada surpresa, a Princesa Beatrice). Um 'sim' finalmente veio na terça-feira. A data foi marcada para quinta-feira. Seguiu-se um pânico de preparação", explicou ela.