Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guinness World Records

Sir Nils Olav III: Conheça o pinguim escocês de alto cargo no Exército Norueguês

Morador da Escócia, o pinguim Nils Olav III ocupa o terceiro cargo mais alto do Exército da Noruega, e é o pinguim de posto mais elevado do mundo

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 13/04/2025, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O pinguim Nils Olav III - Divulgação/Guinness World Records
O pinguim Nils Olav III - Divulgação/Guinness World Records

Em 2023, o Guinness World Records chamou atenção para um caso bastante inusitado: Sir Nils Olav III, Barão das Ilhas de Bouvet, se tornou o pinguim de mais alto cargo do mundo. Sim, um pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus) tornou-se major-general pelo Exército da Noruega.

O pinguim, que vive no Zoológico de Edimburgo, na Escócia, e tem pouco mais de 20 anos, ganhou o título em agosto de 2023. Com isso, segundo o Guinness, ele agora é o pinguim de cargo mais elevado do mundo, ocupando o terceiro posto mais alto do Exército Norueguês.

Braçadeira de honra militar norueguesa do pinguim Nils Olav III / Crédito: Divulgação/Guinness World Records

Pinguins na realeza

Conforme repercute a Revista Galileu, Nils Olav já vem de uma linhagem honrada: antes dele, outros dois pinguins-rei do Zoológico de Edimburgo já haviam sido mascote da Guarda do Rei da Noruega. E isso remonta a uma tradição que já existe há mais de um século.

Tudo começou em 1913, quando a família do magnata norueguês Christian Salvesen, que detinha de muitas embarcações, deu ao Zoológico de Edimburgo um pinguim-rei como presente. E no tempo que se seguiu, o local acabou ficando popular pelas aves, e estabeleceu uma considerável colônia de pinguins-reis.

Então, quase 50 anos depois, em 1961, a Guarda do Rei da Noruega visitou o festival de bandas marciais The Royal Edinburgh Military Tattoo, quando participaram de uma exibição de treinamento.

E nessa ocasião, o major Nils Egelien acabou se apaixonando pela colônia de pinguins, alegando que a forma majestosa como as aves andavam o lembrava dos soldados do grupo.

Essa paixão foi tamanha que, quando a Guarda Norueguesa retornou a Edimburgo em 1972, Egelien garantiu que seu regimento pudesse adotar um dos animais como seu próprio mascote. Nessa ocasião, uma das aves foi escolhida, e nomeada como Nils Olav, em homenagem ao próprio Major Nils Egelien, e ao então rei da Noruega, Olav V.

Honras militares

Vale mencionar que, em média, a vida de um pinguim-rei dura somente cerca de 26 anos, e por isso de tempos em tempos o mascote da Guarda Norueguesa é substituído — o que explica porque o atual mascote se chama Nils Olav III.

O pinguim Nils Olav III ao lado da militares noruegueses e de sua placa do Guinness / Crédito: Divulgação/Guinness World Records

E a cada poucos anos, segundo o site do Zoológico de Edimburgo, quando os militares noruegueses visitam o Zoológico, aproveitando as idas à cidade para se apresentarem no The Royal Edinburgh Military Tattoo, o pinguim da vez ganha uma nova promoção.

Dessa forma, desde que o primeiro Nils Olav foi adotado, em 1972, já foram oito promoções, que também são passadas de pinguim para pinguim. Em 1982, ele tornou-se cabo; sargento em 1987, sargento-mor do regimento em 1993, sargento-mor regimental honorário em 2001; coronel comandante em 2005; cavaleiro — e, com isso, recebendo também o título de "Sir" — em 2008; brigadeiro em 2016 e, por fim, major-general em 2023.

Além disso, vale mencionar que Nils Olav possui uma estátua de bronze de 1,2 metro, que pode ser vista bem do lado de fora de seu recinto, no zoológico. Além de lá, outra estátua idêntica também está posicionada na base da Guarda do Rei da Noruega, localizada em Huseby Leir, Oslo.

Pinguim "do povo"

Alison MacLean, líder da equipe de animais do Zoológico de Edimburgo, contou ao Guinness que o Nils Olav atual adora toda a interação e atenção que recebe quando a Guarda do Rei o visita:

Ele adora o alvoroço e é definitivamente um pinguim que ama teatralidades. Ele se saiu muito bem em agosto, quando passou por todo mundo; ele fez isso parecer fácil".
Equipe do Zoológico de Edimburgo e o pinguim Nils Olav III / Crédito: Divulgação/Guinness World Records

E mesmo com seu título de grande importância, o pinguim ainda demonstra grande afeto com seus cuidadores, cumprimentando-os muitas vezes quando entram em seu recinto no zoológico — talvez com uma mera regalia de ter alguma prioridade na hora de receber peixes.