Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Páscoa

Por que a Páscoa muda de data todos os anos?

Afinal, se a celebração representa a ressurreição de Jesus Cristo, por que a data em que celebramos a Páscoa muda todos os anos?

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 14/04/2025, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma missa de Páscoa - Getty Images
Imagem ilustrativa de uma missa de Páscoa - Getty Images

Uma das festividades mais importantes dentro do cristianismo, a Páscoarepresenta a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. Neste ano, a celebração acontece no próximo dia 20 de abril, no domingo, mas o dia exato não se repete nos outros anos. Afinal, por que a Páscoa sempre muda de data?

A Páscoa

As comemorações dos cristãos pela ressurreição de Cristo — ou seja, a Páscoa — remete ao século 4, mais precisamente ao ano de 325, quando ocorreu o chamado Concílio de Niceia.

Conforme explica matéria da CNN, foi durante esse evento que a Igreja Católica decidiu unificar a celebração e determinar uma data para ela acontecer. Embora não fosse escolhido um dia específico, ficou decidido que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo posterior a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul).

Assim, como o fenômeno não tem uma data exata para ocorrer, a Páscoa pode ser celebrada entre 22 de março e 25 de abril. Neste ano, como já dito, ela ocorre no dia 20 de abril, mas em 2024 foi realizada em 31 de março. 

A definição do dia da Páscoa também interfere em outras datas importantes para o calendário nacional; isso porque, a quarta-feira seguinte à terça-feira de carnaval é chamada de Quarta-Feira de Cinzas — que, por sua vez, marca o início da Quaresma (os 40 dias que antecedem a semana santa).

Dia fixo para a Páscoa

No início do ano, o papa Francisco declarou que considera que a Igreja Católica está pronta para alterar seu calendário litúrgico pela primeira vez em muito tempo, para determinar uma data fixa para a Páscoa

Em setembro de 2024, Francisco já havia se reunido com o grupo Pasqua Together 2025, uma iniciativa dentro da Igreja Católica que pretende articular este acordo de determinar uma data única para celebrar a ressurreição de Cristo. Na ocasião, o pontífice afirmou: "a Páscoa pertence a Cristo e não aos nossos calendários", repercute o UOL.

Já em janeiro, ele voltou a abordar o assunto: "A Igreja Católica está disposta a aceitar a data que todos desejarem, uma data de união". 

Neste ano a Páscoa será celebrada no dia 20 de abril para todas as denominações cristãs, e não exclusivamente aos católicos romanos, visto que os ortodoxos adotam um calendário diferente. Enquanto os romanos tomam como base o calendário gregoriano desde 1582, os ortodoxos utilizam o calendário juliano, que entrou em vigor muito antes, em 46 a.C..