Em Air: A História Por Trás do Logo, o público confere uma mistura de fato e ficção sobre o acordo entre a Nike e o esportista Michael Jordan
O filme "Air: A História Por Trás do Logo", que explora a origem da Nike e seu icônico vínculo com o lendário jogador Michael Jordan, apresenta algumas liberdades criativas que geraram discussões sobre a veracidade de certos eventos retratados.
"A história da parceria transformadora entre o então desconhecido jogador Michael Jordan e a inexperiente divisão de basquete da Nike, que revolucionou o mundo dos esportes e da cultura com a marca Air Jordan", destaca a sinopse do filme.
No entanto, o próprio Jordan já havia se manifestado sobre o acordo em questão, o que refutaum aspecto crucial da narrativa do filme e destaca o verdadeiro responsável por sua histórica parceria com a marca.
Antes do início das filmagens, Affleck teve uma reunião com o atleta para discutir as adaptações que seriam feitas para contar sua história. Durante essa conversa, Jordan enfatizou a importância de duas figuras em sua vida: sua mãe, Deloris Jordan, interpretada por Viola Davis, e George Raveling, ex-jogador e treinador, retratado por Marlon Wayans.
No filme, Vaccaro é interpretado por Matt Damon como o executivo da Nike que teria convencido Jordan a assinar um contrato. No entanto, o próprio Jordan esclareceu que Raveling foi fundamental na introdução entre ele e Vaccaro. "Foi ele quem me apresentou a Sonny em Los Angeles. Na época, eu não sabia quem era Sonny", destacou o atleta.
Em entrevista concedida anteriormente ao USA Today, Jordan atribuiu a Raveling o mérito por apresentá-lo à Nike. O jogador afirmou que Vaccaro gosta de 'levar o crédito'.
"Sonny Vaccaro gosta de levar os créditos, mas não foi realmente foi, foi George Raveling. Ele estava comigo na equipe das Olimpíadas em 1984. Ele sempre tentava falar comigo, 'você tem que fechar com a Nike, tem que fechar com a Nike. Você precisa tentar".
Além disso, Jordan destacou Rob Strasser (interpretado por Jason Bateman) como uma figura ainda mais influente do que o filme sugere. Segundo o atleta, Vaccaro não teve um papel decisivo em sua escolha pela Nike; Strasser foi quem realmente discutiu o contrato com ele.
Sonny não me influenciou a ir para a Nike. Eles propuseram um acordo para ele. Ele conversou com Strasser. Strasser, naquela época, pelo que entendi e percebi, realmente não conhecia o tipo de jogador que eu era", destacou Jordan.
As observações de Jordan provocaram reações do Sonny Vaccaro da vida real: "Phil Knight está mentindo. Michael mente mais que Phil e Raveling é louco. Todos os três precisam me destruir para viver felizes para sempre. Todo mundo está tentando reescrever a história".
No final, Vaccaro deixou a Nike e se transferiu para a Adidas, onde teve sucesso ao contratar outro ícone do basquete: Kobe Bryant.