Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Restauração em igreja dos EUA revela 'anjos' escondidos por mais de um século

Restauração em igreja frequentada por Paul Revere revelou antigas pinturas de anjos escondidas por mais de um século; entenda

Redação Publicado em 25/12/2024, às 15h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro das pinturas reveladas em igreja nos EUA - Reprodução/Vídeo/NBC10 Boston
Registro das pinturas reveladas em igreja nos EUA - Reprodução/Vídeo/NBC10 Boston

Conservadores de murais em Boston, nos Estados Unidos, estão empenhados em revelar 20 anjos que permanecem ocultos há mais de um século sob camadas de tinta numa antiga igreja frequentada por Paul Reverem artesão e ouvires.

O restaurador Gianfranco Pocobene tem atuado na Old North Church, conhecida por ser o local de culto de Revere, que também atuou como sineiro durante sua adolescência.

Os anjos, datados de cerca de 1730 e com características infantis e asas arredondadas, eram uma das marcas registradas da igreja quando foram originalmente pintados no início do século XVIII.

Anjos
Registro de uma das pinturas de anjos - Reprodução/Vídeo/NBC10 Boston

Essas obras permaneceram visíveis até 1912, quando foram inexplicavelmente cobertas por espessas camadas de tinta branca, alterando drasticamente a aparência original do espaço.

"Durante grande parte da história da igreja, os fiéis que aqui frequentavam teriam visto esses anjos e a interioridade colorida", explicou Emily Spence, diretora associada de educação na Old North Illuminated, instituição que opera a igreja como um sítio histórico, explica o New York Post.

As figuras

Os anjos já estavam nas paredes desde a construção da igreja, conforme um contrato assinado com John Gibbs, membro da congregação que os pintou. Um estudo realizado em 2017 confirmou sua existência, mas não seu estado de conservação.

A equipe enfrentou o desafio de remover sete camadas de tinta que impediam os anjos de serem vistos. Segundo a conservadora de pintura Corrine Long, essa foi uma das tarefas mais difíceis que ela e Pocobene enfrentaram.

Anjos
O trabalho de restauração - Reprodução/Vídeo/NBC10 Boston

A equipe utilizou um gel solvente para amolecer as camadas antes de removê-las manualmente com espátulas plásticas. Para limpar os anjos e retocar eventuais danos visíveis, utilizaram cotonetes.

"Cada anjo tem seu próprio caráter — não são cópias. O artista John Gibbs os pintou individualmente e eles estão em poses diferentes, o que cria um padrão rítmico maravilhoso ao longo das superfícies da igreja", disse Pocobene.

A equipe revelou oito dos 20 anjos ocultos. Outros oito devem ser descobertos na primavera, conforme Spence.

"Tem sido realmente uma revelação encontrar essas obras de arte históricas e intrigantes nas paredes da igreja que ninguém viu em nossas vidas. Participar de um projeto que revela algo da América colonial é extraordinário", afirmou Pocobene.