Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lago

Lago no Iraque semelhante a árvore de Natal vira 'ponto turístico' de astronautas

Semelhança foi notada pela primeira vez em dezembro de 2018, quando astronauta realizou uma publicação nas redes sociais

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 24/12/2024, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Lago Dukan - Divulgação/X
O Lago Dukan - Divulgação/X

Um reservatório artificial no Iraque, conhecido como Lago Dukan, oferece aos astronautas da NASA uma curiosa lembrança natalina enquanto estão em missão longe da família.

Visto do espaço, o lagose assemelha a uma árvore de Natal, uma semelhança notada pela primeira vez em dezembro de 2018, quando o astronautaAlexander Gerst publicou uma imagem do lago na rede X (antigo Twitter). Desde então, o local se tornou um "ponto turístico" para quem está em órbita.

O Lago Dukan foi formado em 1959 após a construção de uma grande barragem hidrelétrica perto de Ranya, na região do Curdistão iraquiano. De cima, o reservatório lembra uma árvore triangular que se estende por até 10 quilômetros, com uma ramificação menor que se assemelha a uma estrela instável no topo, segundo o portal O Globo.

Essa peculiaridade foi destacada pelo Observatório da Terra da NASA, que na época descreveu: "Olhando para baixo do espaço, as características da Terra aparecem em muitas formas familiares – e o Lago Dukan parece uma árvore de Natal."

A foto tirada por Gerst também revela "decorações festivas" no lago. As algas que flutuam na superfície lembram guirlandas verdes, resultado de condições climáticas quentes e do escoamento agrícola. Além disso, pontos pretos na imagem, que poderiam ser confundidos com enfeites, na verdade são reflexos de luz na lente da câmera do astronauta.

O Lago Dukan, no Iraque / Crédito: Divulgação/X

Destino popular

Além de sua notoriedade entre astronautas, o Lago Dukan é um destino popular na Terra. Suas praias artificiais e a pesca atraem visitantes há décadas, mas essas atividades representam uma ameaça ao ecossistema local.

O reservatório abriga cerca de 180 espécies, incluindo lontras euroasiáticas e hienas listradas, ambas ameaçadas de extinção. No entanto, estudos sobre a biodiversidade do lago são limitados, e especialistas alertam sobre a pressão crescente das atividades turísticas.

Cercado pelas montanhas Zagros, o Lago Dukan também é próximo de importantes sítios arqueológicos. Entre eles está a caverna paleolítica Hazar Merd, de cerca de 50.000 anos, além de cidadelas antigas e as Esculturas do Estreito de Ga'war, datadas de 4.000 anos.