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Notícias / Japão

Japão constrói estação de trem em seis horas com uso de impressora 3D

No intervalo entre o último trem da noite e o primeiro da manhã seguinte, equipe de trabalhadores montou estrutura que substituirá antiga estação

por Giovanna Gomes
ggomes@caras.com.br

Publicado em 08/04/2025, às 08h06

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Estação foi montada em 6 horas - Divulgação/vídeo/YouTube/ANNnewsCH
Estação foi montada em 6 horas - Divulgação/vídeo/YouTube/ANNnewsCH

Uma estação de trem foi construída em apenas seis horas no Japão por meio do uso de material impresso em 3D — uma inovação que marca um novo capítulo na engenharia ferroviária do país. No intervalo entre o último trem da noite e o primeiro da manhã seguinte, trabalhadores conseguiram montar a nova estrutura, que substituirá uma estação de madeira maior e antiga, em funcionamento há mais de 75 anos em uma remota comunidade rural.

Os componentes da estação foram impressos em 3D em outro local e transportados até o vilarejo, onde foram montados no mês passado.

De acordo com a operadora West Japan Railway Co, essa foi a primeira vez no mundo que uma estação de trem foi erguida com esse método. Embora simples e compacta — mais parecendo um abrigo moderno do que uma estação tradicional —, a nova estrutura foi finalizada em tempo recorde e por um custo significativamente menor: a construção convencional levaria mais de dois meses e custaria o dobro.

Segundo o New York Times, a estação Hatsushima está localizada em uma tranquila cidade costeira que integra Arida, município com cerca de 25 mil habitantes na província de Wakayama, próxima a destinos turísticos populares como Osaka e Nara. Atendida por uma única linha, com trens que circulam entre uma e três vezes por hora, a estação recebe cerca de 530 passageiros por dia.

A empresa responsável pela impressão das peças foi a Serendix, contratada pela JR West. O processo envolveu sete dias de trabalho, incluindo a aplicação de concreto para reforço estrutural. As partes da estação foram produzidas em Kumamoto, na ilha de Kyushu, e percorreram cerca de 800 quilômetros por estrada até Hatsushima, onde chegaram na noite de 26 de março.

Processo de montagem

Às 23h57, o último trem partiu. Assim que os trilhos ficaram livres, equipes iniciaram a montagem. As peças impressas em 3D, feitas com uma argamassa especial, foram içadas por um guindaste e encaixadas uma a uma em seu lugar. Às 5h45 da manhã seguinte, a nova estação — com pouco mais de nove metros quadrados — estava de pé, com visual branco e minimalista, decorado com ilustrações de tangerinas e peixes-espada, símbolos da cidade.

A fonte destaca que ainda faltam itens como máquinas de bilhetes e leitores de cartões de transporte, mas a previsão é que o novo espaço esteja totalmente operacional em julho. Para as autoridades ferroviárias, a iniciativa pode ser um modelo para o futuro da infraestrutura em áreas remotas do Japão.

"Acreditamos que a importância deste projeto reside no fato de que o número total de pessoas necessárias será reduzido significativamente", afirmou Ryo Kawamoto, presidente da JR West Innovations, braço de investimentos da operadora ferroviária. A estação de madeira que será desativada data do ano de 1948.