Em meio à grande pico migratório que arquipélago vem enfrentando, Guarda Costeira da Espanha resgata 50 migrantes em barco inflável
Publicado em 14/04/2025, às 08h26
Neste domingo, 13, a Guarda Costeira da Espanha resgatou um barco inflável com 50 migrantes que tentavam chegar às Ilhas Canárias. O grupo, informou a Cruz Vermelha espanhola, contava com 45 homens, quatro mulheres e um menor de idade, e foram levados para o porto de El Rosario, na ilha de Fuerteventura.
Conforme repercute a CNN Brasil, o barco foi resgatado a 144 quilômetros da ilha de Lanzarote, e enfrentou problemas devido às fortes chuvas registradas na região nos últimos dias.
Em 2024, o arquipélago das Ilhas Canárias enfrentou um pico migratório histórico, mas neste ano já diminuiu cerca de 38%. No entanto, é importante ressaltar que a rota atlântica para lá é extremamente perigosa, visto que o mau tempo do oceano pode virar balsas, canoas e botes usados pela maioria dos migrantes facilmente.
Muitos destes migrantes, vale mencionar, partem da África Ocidental. E o elevado fluxo migratório também foi responsável por um aumento no número de pessoas que morreram no trajeto.
Enquanto muitos países europeus vêm reduzindo o número de migrantes que recebe, as Ilhas Canárias vêm sendo uma área de acesso mais facilitado para estas pessoas. Ainda assim, como estes grupos se expõem ao risco para adentrar ilegalmente na Europa, pretendendo evitar patrulhas da Guarda Costeira, passam por áreas de alto risco e, infelizmente, muitos acabam mortos ou desaparecidos.