Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mona Lisa

Entenda por que Mona Lisa terá sala exclusiva no Museu do Louvre

Segundo o presidente Emmanuel Macron, a medida foi tomada pela diretora do Louvre, que citou alguns pontos para destacar a mudança

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 28/01/2025, às 16h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Visitantes observando Mona Lisa no Louvre - Getty Images
Visitantes observando Mona Lisa no Louvre - Getty Images

Em visita ao Museu do Louvre, nesta terça-feira, 28, o presidente francês Emmanuel Macron revelou um ambicioso plano de renovação para um dos maiores símbolos culturais da França. Entre as principais mudanças, está a transferência da 'Mona Lisa', obra-prima de Leonardo da Vinci, para uma nova sala independente, onde será possível acessá-la sem visitar o restante do museu.

O anúncio ocorre após a diretora do Louvre, Laurence des Cars, alertar o Ministério da Cultura sobre a deterioração das instalações do museu e "preocupantes variações de temperatura" que ameaçam a preservação das obras.

O projeto

Em uma coletiva realizada no próprio Louvre e compartilhada em sua conta no X, Macron descreveu o projeto como "realista e dotado do financiamento necessário". Segundo o presidente, a modernização será custeada com recursos próprios do museu, destacando o papel histórico do Louvre na identidade cultural da França.

A nova sala permitirá uma visitação mais tranquila e oferecerá as condições ideais de exposição e explicação que a 'La Gioconda' merece", declarou Macron na coletiva.

Segundo a CNN, a mudança também implica a criação de um ingresso exclusivo para acessar a Mona Lisa, marcando uma nova experiência para os milhões de visitantes que a obra atrai anualmente.