Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Em 1982, outro avião caiu no rio Potomac, em Washington

Há 43 anos, no dia 13 de janeiro de 1982, outro acidente aéreo chocante foi registrado em Washington D.C., caindo no rio Potomac

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 30/01/2025, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Destroços de avião que caiu em Washington em 1982 - Getty Images
Destroços de avião que caiu em Washington em 1982 - Getty Images

Nesta quarta-feira, 29, ocorreu uma colisão aérea surpreendente entre um avião comercial e um helicóptero militar em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, que caíram no rio Potomac. Mas esta não é a primeira vez que um episódio do tipo acontece pela área.

No dia 13 de janeiro de 1982, foi registrado um acidente envolvendo o voo 90 da Air Florida, que se chocou contra o complexo de pontes da 14th Street Bridge logo após a decolagem. A aeronave saiu do Aeroporto Nacional de Washington (hoje chamado Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington) em direção a Fort Lauderdale, na Flórida, mas caiu no rio Potomac, que estava coberto de gelo.

Ao todo, foram registradas 78 mortes após o ocorrido, restando somente cinco passageiros sobreviventes, conforme informado pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos na época. Além destas pessoas, outros quatro motoristas que passavam pela ponte morreram.

Após investigações, o National Transportation Safety Board determinou que o acidente ocorrido há 43 anos foi provocado por uma série de falhas técnicas e de operação, incluindo uma falha na remoção do excesso de gelo e neve nas asas e no motor da aeronave. Por isso, o capitão do voo foi responsabilizado pela tragédia, mesmo tendo falecido em meio a ela, repercute a CNN Brasil.

Destroços de avião que caiu em Washington em 1982 / Crédito: Getty Images

Acidente

O acidente recente envolveu uma aeronave da American Airlines com 60 passageiros e outros quatro tripulantes, que caiu no rio Potomac após colidir com um helicóptero militar que realizava um treinamento nas proximidades do Aeroporto Nacional Reagan, em Washington.

A aeronave envolvida no acidente recente era o voo 5342 da American Airlines, um jato regional PSA Airlines Bombardier CRJ700. Acredita-se que ali dentro havia várias pessoas envolvidas com o mundo da patinação, incluindo o casal de campeões mundiais russosEvgenia Shishkova e Vadim Naumov. O avião partiu de Wichita, no Kansas, e estava prestes a pousar no momento da colisão.

Agora, cerca de 300 socorristas vasculham o rio Potomac, em busca dos destroços da aeronave e de sobreviventes, segundo o chefe dos bombeiros de Washington. Até agora, quase 30 mortes já foram confirmadas, e nenhum sobrevivente.