Em escavação no interior da Igreja moderna em Bath, foram encontradas relíquias medievais, logo acima de vestígios romanos
Uma antiga abadia medieval do século 10, onde o rei inglês Edgar, o Pacífico, teria sido corado, pode ter sido encontrada por arqueólogos em Bath. No interior da estrutura, foram encontradas relíquias semicirculares que podem revelar uso do edifício.
A descoberta ocorreu no interior sul da atual Abadia de Bath, abaixo da altura da rua e acima de vestígios da Era Romana. A datação do material coletado na igreja durante vistoria para reforma remontam os séculos 8 ou 10, coincidindo com a coroação do monarca em 959.
“O lugar mais provável para encontrar esse tipo de estrutura é no extremo leste de um edifício eclesiástico, como uma igreja ou capela, e dado que as estruturas escavadas são cercadas por enterros saxões tardios, este é o mais provável explicação para seu uso. Isso, junto com os falecidos trabalhos em pedra e enterros saxões encontrados na abadia, fornece evidências cada vez mais fortes de que de fato encontramos parte do mosteiro anglo-saxão de Bath, perdido”, explicou Cai Manson, liderança oficial do projeto da Wessex Archeology.
O reverendo da igreja, Guy Bridgewater, ficou animado com o achado: “é incrível que agora tenhamos um registro real e possamos ter uma noção real do que era", ele afirmou ao jornalista Joe Pinkstone, do Dailymail.