Confira 6 obras que falam sobre os ataques terroristas, uma das maiores ameaças de muitos países ao redor do mundo
Redação Publicado em 07/02/2022, às 17h19
Atentados terroristas estão, atualmente, na lista das principais ameaças e riscos contra a vida em uma sociedade em diversos países. Religião, política e ideologias distintas são alguns dos motivos que levam grupos a cometerem atos violentos.
Em décadas passadas, organizações e grupos terroristas eram investigados pelos serviços de inteligência de nações, como Estados Unidos, país que foi palco do maior atentado terrorista televisionado na história da humanidade, em 11 de setembro de 2001. Entretanto, hoje em dia, especialistas do Instituto de Estudos Políticos de Paris afirmam que é cada vez mais difícil detectar ações de grupos, uma vez que o terrorismo tem sido levado à individualização por meio dos “lobos solitários” - terroristas que agem sozinhos, a qualquer momento e em qualquer lugar que o mesmo julga propício.
Se você deseja ler mais sobre o assunto, selecionamos 6 obras que abordam ataques terroristas para você conferir:
1. Ataques Terroristas: A Face Oculta da Vulnerabilidade, de Vivian Head e Anne Williams (2012) - https://amzn.to/3gvVmHP
Analisando raízes e traçando as trajetórias para os dias de hoje, o livro põe em pauta o fato da existência de ataques terroristas há séculos, entretanto, afirma que foi apenas em 1960 que eles se tornaram da forma que nós conhecemos hoje. De motivos religiosos a ideológicos, muitas são as justificativas dos grupos terroristas que atacam sociedades e usam força bruta contra populações inocentes. O livro examina toda e qualquer situação brutal por parte desses ataques que chocam e horrorizam o mundo.
2. Planos de Ataque: A História dos Vôos de 11 de Setembro, de Ivan Sant’Anna (2006) - https://amzn.to/3Jd6NQK
Uma data que o mundo jamais esquecerá. Do mais novo ao mais velho, todos sabem o significado do dia 11 de setembro. Mas será que sabemos todos os planos dos terroristas responsáveis por executarem os ataques? Quais eram os critérios de recrutamento? Quais foram os treinamentos recebidos por esses homens? O autor, Ivan Sant’Anna, não descansa até finalizar suas pesquisas detalhadas, e responder essas e outras dúvidas. Autor do best-seller “Caixa-preta”, Ivan revela na obra a trajetória completa dos terroristas que planejaram e realizaram o atentado mais conhecido do planeta.
3. Terrorismo e Relações Internacionais: Perspectivas e Desafios Para o Século XXI, de Mônica Herz (2010) - https://amzn.to/3rtJ358
Os ataques terroristas ocorridos em 11 de setembro de 2001 mudaram, para a eternidade, a forma que as nações se defendem e previnem atentados dessa natureza. A intolerância contra os povos, suas religiões e ideologias, deixam a marca da violência e resultam em medo para uma população que não deveria ter envolvimento com os conflitos. A autora responde quais foram as transformações, após 2001, e quais as marcas que esses eventos deixam na vida de pessoas inocentes. Relacionando as conexões, o livro debate o ponto de vista das relações internacionais como prática e disciplina.
4. A Luta ontra o Terrorismo: Os Estados Unidos e os Amigos Talibãs, de Reginaldo Nasser (2021) - https://amzn.to/3LeUC84
Escrita pelo consagrado professor Reginaldo Nasser, a obra destaca a difícil realidade do Afeganistão, no contexto da Guerra contra o Terror empreendida pelos Estados Unidos. Vinte anos após o 11 de setembro, a Guerra continuou e, de forma trágica, levou vida de milhares de inocentes, arrasando cidades e países que seguirão em colapso social por longos anos.
5. Passaporte Para o Terror: Os Voluntários do Estado Islâmico, de Guilherme Damasceno Fonseca (2017) - https://amzn.to/34mLk9s
Debatendo uma temática delicada e complexa, a obra de Guilherme Damasceno Fonseca explica o porquê dos mais de 30 mil homens e mulheres de quase cem países, mudaram suas vidas para servir e se juntarem ao Califado. A grande quantidade de pessoas estrangeiras dentro desse movimento representa dificuldade para os serviços de inteligência de outros países, que tentam previnir os atentados. Com entrevistas individuais, histórias, conteúdos captados das mídias sociais e os fortes materiais de propaganda do ISIS, o livro responde esses e outros questionamentos do leitor, que juntos ao autor, se prendem nessa história para tentar descobrir quais os fatores para escalar essa multidão de “lobos solitários”.
6. Globalização, Democracia e Terrorismo, de Eric Hobsbawm (2007) - https://amzn.to/3J2wLqa
Eric Hosbawn, autor que apresenta uma coletânea de dez palestras e conferências de temas da política internacional, nos faz entender, por meio de exemplos diretos da globalização e da democracia, quais são suas conexões com ataques terroristas.
Classificando a democracia como “uma vaca sagrada que dá pouco leite”, Eric destaca as desigualdades sociais e os desequilíbrios ambientais e políticos, todos resultados da globalização.
Há 13 anos, homem soltou 50 animais selvagens nas ruas de Ohio, nos EUA
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
O fim do mistério do crânio encontrado durante reforma de casa em 1978
Soldados norte-coreanos desenvolvem vício inusitado durante a guerra da Ucrânia
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura