A animação foi lançada há mais de duas décadas, em 2001, e continua ganhando novos fãs a cada ano que passa
Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/05/2023, às 16h00 - Atualizado em 25/05/2023, às 16h03
Estreia no famoso Festival de Cinema de Cannes, elenco cheio de estrelas de Hollywood, vitória em uma categoria até então inédita do Oscar, o maior prêmio da indústria de cinema. Talvez não dê para perceber por essas informações, mas o filme de que estamos falando é "Shrek" (2001), a animação que revolucionaria o mercado cinematográfico.
Adorado desde sua estreia, ocorrida 22 anos atrás, o filme continua encontrando novos fãs, virando meme e viralizando em todas as redes sociais criadas desde então. A comunidade de fãs de Shrek é tão grande que, em 2018, um filme colaborativo foi lançado onde fãs recriaram todas as cenas da produção original.
Mesmo com a enorme popularidade que alcançou, o primeiro filme da série do ogro verde ainda guarda alguns segredos e minúcias escondidas que podem ter passado sem que você percebesse. Venha com o portal Aventuras na História para conhecer 5 detalhes que você pode ter perdido no filme.
Na primeira cena do filme, os animadores deixaram uma referência ao logo do estúdio de animação que desenvolveu "Shrek", a DreamWorks. A lua crescente que aparece na porta do banheiro do ogro lembra a identidade visual da companhia, que mostra um garoto pescando sentado em uma lua.
Nessa cena, que introduz Shrek, personagem interpretado na dublagem original pelo ator Mike Myers, ao mundo, ele sai do banheiro ao som de "All Star", canção da banda Smash Mouth que ficaria famosa por causa do filme.
Em outra homenagem ao estúdio de animação que criou o filme, mas dessa vez mais discreta, um personagem da primeira produção da DreamWorks, "FormiguinhaZ" (1998), pode ser visto ao fundo de uma cena de "Shrek".
O personagem Z, protagonista de "FormiguinhaZ", pode ser visto na cena em que Shrek e o Burro chegam no castelo do Lord Farquaad. Confira abaixo uma imagem do easter egg bem escondido:
No início do filme, quando os espectadores são apresentados ao Burro, diversas outras criaturas de contos de fada também aparecem, como os três ursos da história de Cachinhos Dourados.
Após essa aparição breve, a Mamãe Ursa acaba surgindo em outra cena no filme, mas de uma maneira bem sinistra: ela foi morta e virou um tapete no quarto do cruel Lord Farquaad.
Dois anos antes da estreia de "Shrek", um filme de ficção científica fez a cabeça de Hollywood e de cinéfilos do mundo todo: "Matrix" (1999). Na obra dirigida pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski, entre momentos com profundas implicações filosóficas se encontram algumas das cenas de ação mais impressionantes da história do cinema.
Os animadores de "Shrek" decidiram prestar uma homenagem ao filme. A cena em que Fiona está lutando contra os homens de Robin Hood mostra uma manobra de luta igual à uma cena de "Matrix", com ela congelando no ar enquanto a câmera faz um giro de 180° graus para que ela possa terminar o golpe. Confira um vídeo comparando as duas cenas abaixo:
Depois que Shrek e o Burro resgataram Fiona do castelo do Dragão, eles andam juntos pela floresta até voltar para o reino de Farquaad. Durante essa jornada, a princesa presenteia o ogro com um algodão-doce feito de teias de aranha enroladas em um graveto.
Segundo o site AdoroCinema, aqui o filme apresenta uma dica sutil de uma das revelações mais importantes da história, o fato de que Fiona também é uma ogra. Isso pode ser percebido quando a princesa lambe a ponta dos dedos após dar a "comida" para Shrek.
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme
Afinal, Jesus era casado e tinha filhos? Saiba o que dizem pesquisadores
Vitória de Donald Trump representa 'risco de turbulências', avalia professor