Presidente chinês veio ao Brasil para reunião do G20 e foi recebido por Lula durante uma visita oficial a Brasília; saiba mais!
Fabio Previdelli Publicado em 21/11/2024, às 12h40
Na noite da última quarta-feira, 20, o presidente Lula recebeu o presidente chinês Xi Jinping para um jantar no Itamaraty. Durante o encontro, o chefe de Estado chinês presenteou Lula como uma pequena amostra de rocha lunar.
Xi Jinping veio ao Brasil para a reunião do G20, no Rio de Janeiro, e foi recebido por Lula durante uma visita oficial a Brasília. Conforme recorda a Folha, a troca de presentes entres líderes é algo rotineiro em cerimônias assim.
O presidente brasileiro também presenteou Xi Jinping durante a reunião, como uma cerâmica Marajoara.
Integrantes do governo apontaram que o presente dado ao brasileiro foi um pedaço da rocha colhida no programa espacial chinês, que se tornou pioneiro ao explorar a face oculta da Lua. A missão Chang'e 6 trouxe à Terra amostras do solo lunar.
Estima-se que cerca de 200 pessoas (entre integrantes do primeiro escalão, de empresas privadas e públicas) participaram do jantar no Itamaraty — número maior do que costumeiro em eventos realizados no salão do palácio do Ministério de Relações Exteriores. Por conta disso, aponta a Folha, mesas tiveram que ser instaladas do lado de fora do salão.
Xi Jinping foi recepcionado por Lula e pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira. O jantar começou por volta das 18h30 e terminou cerca de duas horas depois.
O ministro de Lula relatou que Jinping foi tietado pelas pessoas que participaram do jantar, com empresários e parlamentares pedindo para tirar fotos com os presidentes durante o evento.
Relatos apontam que durante o encontro, Lula e Xi Jinping conversaram sobre as relações entre os dois países. Um executivo relatou à Folha que os países vivem o melhor momento entre eles no âmbito comercial — apesar das tensões entre China e os Estados Unidos após a eleição de Donald Trump.
O destino da banana colada na parede arrematada por R$ 35 milhões
Pecuarista mata mais de 100 pinguins e é condenado a 3 anos de prisão
Internautas descobrem que Calvin Klein não é só uma marca: 'Chocada'
Descoberta revela extensão de aqueduto romano na Grã-Bretanha
'Um Espião Inflitrado': Série da Netflix é baseada em história real?
Autoridades da Itália recuperam 'tesouros' de supostas princesas etruscas