Will Smith em 'Emancipation' - Divulgação / Apple TV+
Will Smith

Will Smith fala sobre 'Emancipation', filme baseado em fatos: 'Mais difícil que já fiz'

Novo filme com Will Smith mostra a dor e luta dos escravizados nos EUA

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/12/2022, às 17h08

Nesta sexta-feira. 9, o novo filme de Will Smith, "Emancipation - Uma História de Liberdade", estreia mundialmente na Apple TV+. Desde que deu o tapa no comediante Chris Rock no Oscar deste ano, esse é o primeiro filme lançado pelo ator, que vive o protagonista.

Para a coluna de Flavia Guerra, do Splash Uol, ele disse: "Este foi o filme mais difícil que já fiz. E quando faço um filme como este, a esperança é que por meio do entendimento, por meio da representação, que ninguém do público será capaz de se sentar na plateia do cinema e não sentir uma centelha de compaixão e empatia. Por meio do esclarecimento destas confusões históricas, a gente vai conseguir avançar no esvaziamento dessas retóricas de ódio que estão acontecendo por meio das vozes de ignorância de todos os lados".

O filme é dirigido por Antoine Fuqua e o primeiro estrelado por Smith desde o incidente com Rock. O ator tem se mantido discreto desde o ocorrido e só saiu de sua “reclusão” para a divulgação do longa.

‘Emancipation’

A produção relata a história real de Peter, vivido por Will, que foi um homem escravizado que lutou por sua liberdade. Durante a Guerra Civil norte-americana, Peter fugiu do Sul, onde o sistema escravocrata era defendido e foi lutar pelo exército da União no norte, defendendo a abolição.

Nesse período, Abraham Lincoln, o então presidente, declarou a “Emancipação”, de 1º de janeiro de 1863, que previa que todos os escravizados no “estados rebeldes” seriam livres.

"A combinação de ignorância e medo cria o que sabemos e pensamos como o mal. O conceito de maldade é quase exclusivamente ignorância misturada com medo. E sinto que o único antídoto para ser capaz de criar algum tipo de empatia através da compreensão. Então, para mim, quando faço um filme como este, a esperança é que por meio do entendimento, por meio da representação", acrescentou Will Smith sobre o filme.

escravidão Cinema filme Oscar ator tapa 'Will Smith'

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro