Whoopi Goldberg, atriz americana - Getty Images
Whoopi Goldberg

Whoopi Goldberg volta a se desculpar por falas antissemitas

Em janeiro deste ano, a atriz disse que o Holocausto "não se tratava de raça"

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 29/12/2022, às 11h16

A atriz estadunidense Whoopi Goldberg, de 67 anos, recentemente voltou a chamar a atenção após lembrar uma triste fala antissemita feita no final de janeiro deste ano. Em comunicado divulgado na última quarta-feira, 28, ela voltou a pedir desculpas pela ocasião em que minimizou os impactos do nazismo e afirmou que o Holocausto "não teve a ver com raça."

Durante entrevista ao jornal britânico The Times, enquanto promovia seu novo trabalho, "Till — A Busca por Justiça", Goldberg retomou as falas do começo do ano e pediu perdão pelo que disse.

"Nunca foi a minha intenção soar como se estivesse insistindo em comentários ofensivos, especialmente após conversar e ouvir rabinos, além de escutar alguns amigos", afirmou ela. 

Acreditem em mim quando digo que tenho escutado tudo. Acredito sim que o Holocausto teve a ver com raça e sinto muito por ter chateado, magoado e enfurecido algumas pessoas. As minhas mais sinceras desculpas novamente, especialmente àqueles que pensaram que eu estava retomando o assunto. Eu juro que não foi", disse Whoopi Goldberg durante a entrevista.

Por fim, a atriz ainda assumiu possuir um forte compromisso com o combate ao antissemitismo. "Em tempos de um crescente antissemitismo, quero ser clara quando digo que sempre estive com o povo judeu e sempre estarei. Meu apoio a eles não vacilou e nunca vacilará."

Whoopi Goldberg, atriz norte-americana / Crédito: Getty Images

 

Fala antissemita

Em janeiro de 2022, Whoopi Goldberg foi convidada a participar de um debate no programa 'The View', onde era, até então, uma das apresentadoras. No entanto, o tiro saiu pela culatra quando ela proferiu uma fala que carregava consigo antissemitismo, tendo sido até mesmo expulsa do programa posteriormente.

Vamos ser honestas, o Holocausto não teve a ver com raça. [...] Teve a ver com a falta de humanidade entre homens", proferiu Goldberg, como informado pelo portal F5, da Folha.

Logo após toda a repercussão que o caso teve, a atriz fez um pedido de desculpas: "[O Holocausto] teve a ver com raça sim, porque Hitler e os nazistas consideravam os judeus uma ‘raça inferior’. Palavras importam e isso vale para as minhas também. Eu me arrependi dos meus comentários e estou me corrigindo. Também expresso o meu apoio aos judeus."

curiosidades notícias Holocausto entrevista artistas antissemitismo desculpas Whoopi Goldberg

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro