Durante obras da estação 14 Bis, da Linha 6 (Laranja), foram encontrados objetos que podem ser legado do Quilombo urbano Saracura
Fabio Previdelli Publicado em 08/02/2024, às 12h49
Durante escavações para obras da estação 14 Bis, da Linha 6 (Laranja) do Metrô de São Paulo, foram encontrados novos vestígios históricos que remetem ao século 20. Acredita-se que os itens possam ser um legado do Quilombo urbano Saracura.
+ Plataformas abandonadas: As “estações fantasmas” do Metrô de São Paulo
Conforme apontou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os objetos encontrados — pedaços de louças, fragmentos de vidros e de material construtivo, entre outras coisas — remetem à população urbana que residiu na capital em meados do século passado.
A entidade ainda pode recomendar que as obras sejam paralisadas temporariamente, segundo informado pela CNN Brasil. Mas isso dependerá de uma decisão em conjunto com a empresa responsável pela operação das obras, a Acciona.
Responsável pela administração da Linha 6 (Laranja), a Linha Uni disse que está seguindo as orientações do Iphan em relação aos estudos arqueológicos que estão sendo realizados nos canteiros de obras. O resultado desses estudos, apontou a Linha Uni, está sendo compartilhado pelo Programa de Educação Patrimonial.
Para garantir o legado do Quilombo urbano Saracura, a Iphan registrou, em 2022, a estação Saracura/Vai-Vai como sítio arqueológico e Patrimônio Cultural Brasileiro. O monitoramento arqueológico prévio da entidade havia sido requisitado no ano anterior.
Atualmente, a pesquisa arqueológica na região está em andamento. Acredita-se que as estruturas encontradas durante as escavações podem estar associadas a distintas etapas da canalização do Córrego Saracura. Os pesquisadores já relataram a possibilidade de que o material encontrado no local possa pertencer ao Quilombo urbano Saracura.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro