Nesta manhã, um “anel de fogo” foi observado no céu de algumas regiões do hemisfério norte
Isabela Barreiros, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 10/06/2021, às 13h13
No começo da manhã desta quinta-feira, 10, um eclipse solar anular pôde ser observado em algumas regiões do mundo localizadas no hemisfério norte, formando uma paisagem impressionante. O G1 relatou informações sobre o fenômeno.
O eclipse foi visto de maneira parcial em regiões dos Estados Unidos, Europa e Ásia, mas habitantes do Canadá, Rússia e Groenlândia puderam observá-lo em sua totalidade, em um evento astronômico notável. O eclipse aconteceu às 5h12 pelo horário de Brasília.
A diferença entre o fenômeno em questão e um eclipse solar total é o distanciamento da Lua em relação à Terra. No eclipse solar total, o alinhamento do nosso planeta com a Lua e o Sol faz com que o último fique completamente coberto na nossa visão.
No caso do eclipse que aconteceu nesta manhã, o Sol não é totalmente “tapado”, o que faz com que um “anel de fogo” seja visto no céu ao redor da sombra lunar, com um maior distanciamento da Lua ao planeta Terra.
Não foi possível observar o fenômeno aqui do Brasil, mas nós do Aventuras na História separamos algumas fotos incríveis do evento astronômico para que possamos sanar um pouco da nossa curiosidade. Confira as incríveis imagens!
Today, people in parts of the Northern Hemisphere saw a partial or annular solar eclipse! 🌙 Here are a few of our photos from the East Coast. https://t.co/4Q9RjQaePq #SolarEclipse
— NASA Sun & Space (@NASASun) June 10, 2021
Did you see the eclipse? Show us your photos! pic.twitter.com/UqTZai3MX4
Winner!
— Justin Berk (@JustinWeather) June 10, 2021
Crescent sunrise ☀️🌙🌎❤️#PartialSolarEclipse
over Baltimore from my friend
Tim Shahan #SolarEclipse pic.twitter.com/C7yXaUtKDn
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro