Basílica de São Pedro, sede do Vaticano - Wikimedia Commons
Inteligência Artificial

Vaticano anuncia que incorporará Inteligência Artificial aos seus serviços

Projeto pretende inovar o acesso à Basílica de São Pedro às vésperas do Ano Santo da Igreja Católica; Microsoft comanda a iniciativa

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/11/2024, às 15h00

O Vaticano lançou nesta segunda-feira, 11, novos serviços de inteligência artificial para a Basílica de São Pedro, permitindo o acesso virtual aos seus tesouros renascentistas e aprimorando a experiência dos visitantes.

A iniciativa foi apresentada em preparação para o Ano Santo ou Jubileu da Igreja Católica, que se realizará em 2025 e ocorre a cada 25 anos. "A Basílica de São Pedro é como um céu estrelado em uma noite de verão: seu esplendor encanta", declarou à Reuters o cardeal Mauro Gambetti, arcipreste de São Pedro, ao comparar as novas ferramentas a um telescópio que permite uma visão ainda mais detalhada.

Inovação

Em parceria com a Microsoft e a Iconem, uma empresa especializada em digitalização de patrimônios históricos, o Vaticano criou um site interativo, uma réplica digital da basílica e duas exposições com tecnologia de IA.

A Basílica de São Pedro recebe entre 40 mil e 50 mil visitantes por dia. Para criar o modelo 3D do local, drones, câmeras e lasers escanearam a basílica. Os dados foram processados ​​por algoritmos de IA que foram organizados e detalhados.

Durante quatro semanas, drones sobrevoaram a basílica à noite, tirando mais de 400 mil fotos e reunindo um volume de dados equivalente a uma coluna de DVDs com 6 km de altura. Esse "gêmeo digital" também será essencial para a preservação e restauração da basílica.

“Estamos conduzindo uma Basílica de São Pedro para o mundo e para uma nova geração, em uma linguagem mais acessível aos dias de hoje”, disse Brad Smith, presidente da Microsoft, à Reuters.

O Papa Francisco percebeu que a inteligência artificial tem o potencial de ampliar o acesso ao conhecimento, mas reiterou a importância do seu uso ético, destacando que a tecnologia deve sempre servir ao bem da humanidade.

"O uso correto e construtivo do potencial (da IA), que certamente é útil, pode ser ambivalente; depende de nós", afirmou o pontífice nesta segunda-feira, durante a apresentação do projeto para a Basílica de São Pedro.

notícias Basílica de São Pedro Vaticano inteligência artificial Papa Francisco

Leia também

O destino da banana colada na parede arrematada por R$ 35 milhões


Pecuarista mata mais de 100 pinguins e é condenado a 3 anos de prisão


Internautas descobrem que Calvin Klein não é só uma marca: 'Chocada'


Descoberta revela extensão de aqueduto romano na Grã-Bretanha


'Um Espião Inflitrado': Série da Netflix é baseada em história real?


Autoridades da Itália recuperam 'tesouros' de supostas princesas etruscas