Usina nuclear Three Mile Island - Wikimedia Commons via Constellation Energy
Estados Unidos

Usina nuclear onde ocorreu acidente será reativada para abastecer datacenter da Microsoft

A usina nuclear de Three Mile Island, onde ocorreu o mais grave acidente nuclear dos EUA, será reativada para abastecer centros de dados da Microsoft

Luiza Lopes Publicado em 20/09/2024, às 12h00

A usina nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia, onde ocorreu o mais grave acidente nuclear dos Estados Unidos, será reativada para abastecer centros de dados da Microsoft. O anúncio foi feito pela Constellation, grupo de energia americano, nesta sexta-feira, 20.

O incidente de 28 de março de 1979, envolvendo o derretimento parcial do reator da Unidade 2, foi classificado pela Comissão Reguladora Nuclear como o mais sério da história das usinas nucleares comerciais do país, embora não tenham sido detectados efeitos na saúde das pessoas, repercute a CNBC.

Reativação

A Constellation assinou um acordo de 20 anos com a gigante da tecnologia para reativar a Unidade 1, situada ao lado do reator que sofreu o colapso em 1979.

Esta unidade, que não foi afetada pelo acidente há 45 anos, operou com altos padrões de segurança e confiabilidade antes de ser desativada por razões econômicas cinco anos atrás. Agora, a previsão é que o reator volte a funcionar em 2028, conforme comunicado do grupo de energia.

Em nota, Bobby Hollis, vice-presidente de energia da Microsoft, afirma que o acordo representa um passo significativo nos esforços da empresa para descarbonizar a rede elétrica, alinhando-se ao compromisso de se tornar negativa em carbono.

Estados Unidos Usina Nuclear acidente nuclear Three Mile Island energia nuclear Microsoft Pensilvânia Constellation

Leia também

Irmãos Menendez: Erik detona série da Netflix sobre o crime, diz site


Vítima de ex-sogro de Lady Di detalha abusos sofridos


Morre Capitão Lisboa, torturador da ditadura militar que atuou ao lado de Ustra


Tailandesa revela como resistiu a ataque de píton gigante durante duas horas


Vilarejo na Itália oferece casas gratuitas e mais R$ 120 mil para quem quiser morar na região


Arqueólogos identificam corpo encontrado em caixão de chumbo em Notre Dame