Peng Shuai - Getty Images
China

União Europeia pede que China realize investigação ‘transparente’ sobre denúncia de Peng Shuai

Apesar de ter aparecido publicamente, a UE ainda considera a situação da tenista chinesa ‘muito preocupante’

Penélope Coelho Publicado em 25/11/2021, às 09h27

Na última quarta-feira, 24, a União Europeia enviou uma mensagem para as autoridades chinesas, pedindo uma investigação 'transparente' a respeito das denúncias de abuso sexual realizadas pela tenista Peng Shuai.

Além disso, a UE também pediu para que a China libere “provas verificáveis” da liberdade da circulação da atleta. As informações são da agência de notícias AFP.

Há algumas semanas, Peng acusou o ex-vice-primeiro-ministro de seu país Zhang Gaoli, de ter cometido agressões sexuais contra ela. Depois da denúncia, a tenista desapareceu, gerando preocupação internacional sobre seu estado.

No último domingo, 21, a chinesa reapareceu publicamente ao realizar uma chamada de vídeo com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Na ocasião, pediu para que sua privacidade fosse respeitada.

No entanto, a União Europeia pede provas mais concretas de que a atleta está verdadeiramente livre:

"Vimos as declarações atribuídas a Peng Shuai e as imagens de sua aparição pública. A informação sobre as acusações dos abusos e o fato de que não tenha sido vista há duas semanas continuam, no entanto, sendo muito preocupantes", escreveu a porta-voz da diplomacia da UE, Nabila Massrali.

"Não estamos em condições de comentar as acusações, mas pedimos uma investigação completa e transparente [...] Seguimos pedindo ao governo chinês que apresente provas independentes e verificáveis do bem-estar e do paradeiro da tenista. Esperamos que, em breve, possa retomar suas atividades esportivas e não esportivas”, finalizou.

China notícias denúncia abuso União Europeia Peng Shuai

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro