Ucranianos protestam contra a guerra, em Kiev - Getty Images
Ucrânia

Ucrânia deve mudar nomes de ruas ligados à Rússia

Ruas, avenidas e estações de metrô que homenageiam personalidades russas serão renomeados

Redação Publicado em 28/04/2022, às 13h39

A Câmara Municipal de Kiev deverá renomear 467 ruas, avenidas e estações de metrô, que fazem referência a personalidades da Rússia e de Belarus, entre escritores, artistas e cientistas.

Segundo o governo, a praça Leon Tolstói, a qual homenageia o escritor do século 19, e também a rua Dostoiévski, que faz referência ao grande romancista Fiódor Dostoiévski, estão entre as localidades que deverão mudar de nome.

Ruas hoje conhecidas como Moscou, São Petersburgo, Bielorrusia e Minsk também farão parte das mudanças.

Conforme informações do UOL, os novos nomes deverão ser escolhidos a partir de sugestões dos moradores de Kiev, as quais poderão ser encaminhadas até o dia 1º de maio.

"Uma votação de classificação será realizada posteriormente, pois são os moradores que devem determinar os novos nomes para as instalações da cidade", disse o vice-prefeito da cidade, Volodymyr Bondarenko.

"Durante a invasão russa em grande escala que levou ao genocídio do povo ucraniano, devemos nos livrar de todos os topônimos associados a figuras e eventos soviéticos, russos e bielorrussos. Cada um de nós deve perceber que não somos 'povos fraternos' -a Ucrânia tem sua própria história, seus próprios heróis e suas próprias tradições antigas", declarou Bondarenko.

Cicatrizes 

O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, comentou o tema por meio de publicação no Facebook e afirmou que também apresentará um projeto para renomear locais da cidade associados à Rússia.

Ele ressaltou, no entanto, que "mesmo sem esses nomes, haverá muitas cicatrizes que nos lembrarão por muito tempo sobre que tipo de vizinho está além de nossas fronteiras leste e norte".

Rússia Ucrânia cidade Kiev Ruas nome Belarus renomear

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro