Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante discurso - Getty Images
Rússia

Ucrânia alega que ataque a escola foi realizado pela Rússia

O governo ucraniano informou que um jardim de infância foi atingido pelo ataque russo, que não causou mortes

Redação Publicado em 17/02/2022, às 11h50

O governo da Ucrânia declarou que uma escola de jardim de infância foi atingida por um ataque russo na manhã desta quinta-feira, 17, na cidade de Luhansk, no leste do país. A região é dominada por rebeldes.

As autoridades informaram que não houveram mortes em decorrência da investida, mas, dois adultos tiveram concussões. Em imagens repercutidas pela imprensa ucraniana, é possível observar um buraco na parede e destroços no local.

"Vimos um aumento na quantidade de bombardeios e no calibre dos projéteis usados, mas a situação está sob controle", afirmou o porta-voz das forças armadas da Ucrânia, Pavlo Kovalchuk ao site Sky News.

Segundo Kovalchuk, o ataque aconteceu às 9h05, em horário local, por membros de uma ocupação russa na região. A investida teria causado danos a outras infraestruturas da cidade fora o colégio em questão.

O porta-voz acrescentou que as forças armadas da Ucrânia não começaram o bombardeio nos territórios em que estão os grupos separatistas apoiados pelo governo russo. "Estamos seguindo o Acordo de Minsk", disse.

Nas redes sociais, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, escreveu que Luhanska "foi bombardeada com armas pesadas do território ocupado de Donbas [nome da região do leste composta por Donetsk e Luhansk]. A infraestrutura civil foi danificada".

Ukrainian Stanytsia Luhanska village was shelled with heavy weapons from the occupied territory of the Donbas. Civilian infrastructure damaged. We call on all partners to swiftly condemn this severe violation of Minsk agreements by Russia amid an already tense security situation.

— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) February 17, 2022
"Pedimos a todos os parceiros que condenem rapidamente esta grave violação dos acordos de Minsk pela Rússia em meio a uma situação de segurança já tensa”, completou.
História Rússia ataque escola Ucrânia conflito notícia

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro