A necrópole cuja localização é desconhecida pertenceu ao Império Parta, que batalhou contra os romanos entre 66 a.C a 217 d.C
Vanessa Centamori Publicado em 13/06/2020, às 10h10
Uma tumba com um formato muito incomum, que lembra um jarro gigante, foi encontrada em Isfahan, Irã. Já é a segunda vez que um túmulo com essa forma é detectado na região. Com a nova descoberta, os pesquisadores acreditam que acharam evidências de um cemitério perdido no país do Oriente Médio.
As escavações, que ocorrem em Tepe Ashraf, começaram em 2010. Segundo o arqueólogo Alireza Jafari-Zand, a tumba recém-encontrada data do Império Parta, da Antiga Pérsia.
"A descoberta (...) prova que, na colina arqueológica, podemos ter encontrado um cemitério parta", comentou Jafari-Zand. "Quando descobrimos a primeira tumba em forma de jarro, assumimos que deveríamos alcançar outras".
O Império Parta se estendia nas margens do Rio Eufrates, hoje no sudoeste da Turquia e leste do Irã. A população desse reino dominava a Rota da Seda, importe entreposto comercial da antiguidade.
Entre 66 a.C a 217 d.C, os partas lutaram contra os romanos. Porém, a Pártia acabou por ser derrotada, não pelo Império Romano, mas sim pelos sassânidas, liderados por Artaxes I. Nos últimos dias, a equipe de pesquisadores descobriu poços antigos de pedra que datam da época do Império Sassânida. A procura pelo cemitério dos partas continua.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro